Com Dira Paes, "Manas" é indicado ao prêmio espanhol Goya 2026
Produção brasileira recebeu nomeação em categoria de filmes ibero-americanos

O longa brasileiro "Manas", de Marianna Brennand, foi indicado ao Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano, em mais uma etapa da trajetória internacional da produção.
Ele concorre ao lado de "Belén: Uma História de Injustiça", da Argentina, "O Olhar Misterioso do Flamingo", Chile, "Um Poeta", Colômbia, e "La Piel del Agua", Costa Rica, na categoria que celebram as produções da América Latina.
"Manas" foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema em setembro de 2025 para ser a representante do Brasil na premiação espanhola, que anunciará seus vencedores em 28 de fevereiro, em Barcelona. Antes de receber a indicação, a película concorreu em uma pré-lista de vinte filmes, de diferentes nacionalidades da América. Os Premios Goya é uma premiação focada na produção cinematográfica da Espanha, este ano com expoentes no cenário internacional como "Sirāt" e "Maspalomas".
No momento, o longa soma mais de vinte prêmios ao redor do mundo, que inclui o troféu "Woman in Motion" para a diretor Marianna Brennand no Festival de Cannes de 2025.
"Manas" narra a história de Marcielle/Tielle, vivida por Jamilli Correa, que vive na Ilha do Marajó, no Pará, com sua família composta por mais três irmãs e seus pais. Durante a infância, ela acredita que sua irmã mais velha, Claudinha, teria ido embora depois de conseguir "um homem bom". Porém, ao crescer ela entende o significado do paradeiro de sua irmã e percebe que está presa em ambientes abusivos. Preocupada com sua irmã mais nova e com seu futuro, ela parte em uma jornada contra o seu entorno violento para mulheres.


