“Consumo consciente acontece com mudanças sistêmicas”, diz André Carvalhal

Especialista falou sobre o novo perfil do consumidor no pós-pandemia

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (3) entrevistou o escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade André Carvalhal, que falou sobre o novo perfil do consumidor no pós-pandemia.

No final de julho, o planeta entrou no “Dia da Sobrecarga da Terra”, o que significa que a humanidade consome 74% mais recursos naturais do que o planeta é capaz de produzir ou renovar em um ano.

Na prática, o dado representa que seria necessário mais de um planeta Terra e meio para manter os nossos padrões atuais de produção e de consumo; 1,7 planeta, para citar o número exato divulgado pela Global Footprint Network, uma organização internacional de pesquisa que faz este cálculo de sobrecarga da Terra.

O consumo faz parte da nossa vida e mantém uma cadeia de empregos super importante, por isso a discussão sobre fazer escolhas mais conscientes se torna cada vez mais relevante e necessária.

Oriundo do mundo da moda — uma das indústrias que mais empregam, mas também que mais poluem — Carvalhal se viu desiludido com o formato tradicional deste mercado e, assim, teve um impulso de parar, repensar e buscar seu propósito de vida.

Consumo consciente acontece com mudanças sistêmicas

André Carvalhal

Para Carvalhal, as “marcas se construíram com foco no lucro e no volume”, e essa mentalidade precisa ser debatida e mudada. “Sustentabilidade deve ser pauta de políticas públicas”, afirmou.

Quando esgotamos recursos, mais caros eles se tornam

André Carvalhal

Escritor, consultor e especialista design para sustentabilidade, Carvalhal é autor de quatro livros, o mais recente deles “Como Salvar o Futuro” — no qual fala, logo no início, sobre a possibilidade concreta de “cancelamento do futuro”. Ele também escreveu “Viva o Fim: Almanaque de um Novo Mundo”, que foi finalista do Prêmio Jabuti 2019 na categoria economia criativa.

Ele foi entrevistado por Lia Bock, Thais Herédia e Rita Wu, e quem comandou a atração foi Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30.

CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.

*Publicado por Daniel Fernandes

Mais Recentes da CNN