Crise no rap? Gênero fica fora das paradas pela primeira vez em 35 anos
Última vez que músicas do estilo não apareceram no Top 40 da Billboard Hot 100 foi em 1990

Parece que as paradas da Billboard estão precisando de uma boa rivalidade no rap neste momento. Isso porque, de acordo com a publicação, pela primeira vez desde 1990, não há nenhuma música de hip hop no Top 40 da Billboard Hot 100.
A Billboard informou que "com a saída de "Luther", parceria de Kendrick Lamar e SZA que ficou 13 semanas no topo da Billboard Hot 100, oficialmente não havia nenhuma música de rap no top 40 da parada na semana de 25 de outubro de 2025."
A última vez que isso aconteceu foi na semana de 2 de fevereiro de 1990, "quando a música de rap mais bem posicionada era "Just a Friend" de Biz Markie, que havia acabado de alcançar a posição 41 na parada."
Na semana seguinte, essa música saltou para a posição 29, "iniciando uma sequência ininterrupta de músicas de rap no top 40 da Hot 100 que duraria pelos próximos 35 anos, oito meses e três semanas."
No entanto, ainda existem músicas de rap em posições mais baixas na lista Hot 100.
"Shot Callin" de YoungBoy Never Broke Again apareceu na posição 44, seguida por "Safe" de Cardi B (com participação de Kehlani) e "Hell at Night" de BigXthaPlug (com participação de Ella Langley) nas posições 48 e 49, respectivamente.
Então, será que o hip hop está mesmo em declínio?
A Billboard informa que "a ausência de músicas de rap no top 40 da Hot 100 é o mais recente sinal de uma queda recente na dominância comercial do rap", embora também aponte que uma mudança nas regras contribuiu para a recente colaboração de Lamar e SZA sair do topo.
"Para a parada de 25 de outubro, músicas em declínio foram consideradas recorrentes e removidas da lista se tivessem excedido certas durações na parada enquanto também caíam abaixo de certos limites atualizados — por exemplo, se tivessem caído abaixo da posição 25 após passar mais de 26 semanas na parada", explicou a publicação. "Essa mudança específica resultou na saída de "Luther", que havia caído para a posição"
A música subiu para a posição 38 na parada Hot 100 em sua 46ª semana na lista.
O álbum mais recente de Lamar, "GNX", lançado em 2024, ganhou força com sua agora lendária rivalidade com o rapper e ex-colaborador Drake.
O superastro do hip-hop conquistou cinco prêmios Grammy em fevereiro, dois deles em categorias principais com seu sucesso "Not Like Us", uma música que ataca Drake.
Drake processou sua própria gravadora, a UMG Recordings, Inc. O rapper e ator canadense alegou que a gravadora participou de sua difamação ao publicar e promover a música.
Lamar não foi citado como réu no processo, que foi recentemente arquivado por um juiz federal. Esta semana, no entanto, a rivalidade continua, pois os advogados de Drake anunciaram que entrarão com recurso.



