Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Curta brasileiro “Amarela” concorre à Palma de Ouro no 77º Festival de Cannes

    Filme é único representante da América Latina a disputar prêmio da categoria de curtas na edição de 2024 do evento

    Cena do curta-metragem brasileiro "Amarela"
    Cena do curta-metragem brasileiro "Amarela" Foto: Divulgação

    Pedro N. Jordãoda CNN

    São Paulo

    O curta-metragem brasileiro “Amarela” foi indicado nesta semana à Palma de Ouro no 77º Festival de Cannes. O filme é o único representante da América Latina a disputar a premiação na categoria de curtas.

    Dirigido pelo nipo-brasileiro André Hayato Saito, a película foi selecionada entre 4.420 outras para fazer parte de uma lista de apenas 11 produções.

    Dentre os escolhidos para a disputa, estão filmes de dez nacionalidades diferentes: Azerbaijão, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Croácia, França, Kosovo, Lituânia, Portugal e Estados Unidos.

    “‘Amarela’ é uma ferida aberta não só do povo nipo-brasileiro, mas de todos os filhos das diásporas ao redor do globo que se conectam a esse sentimento de serem estrangeiros no próprio país”, comenta Saito.

    “Sempre me senti japonês demais pra ser brasileiro e brasileiro demais pra ser japonês. A busca por uma identidade que habita o entre-lugar se tornou a parte mais sólida de quem eu sou”, completa.

    O enredo do filme acompanha Erika Oguihara (Melissa Uehara), uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa e está ansiosa para comemorar um título mundial de futebol pelo Brasil em 1998.

    Em meio a tensão que progride durante a partida, Erika sofre com uma violência que parece invisível e, por isso, adentra em um mar doloroso de sentimentos.

    “Amarela” foi produzido por Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad, da MyMama Entertainment.

    A Palma de Ouro de Curta-Metragem será entregue pelo Júri presidido pela atriz belga Lubna Azabal no dia 25 de maio, durante a cerimônia de encerramento do 77º Festival de Cannes.