Disney reformulará uma das últimas atrações supervisionadas por seu fundador

Jungle Cruise, presente tanto na Disneyland quanto no Walt Disney World mostra nativos dos EUA como selvagens, primitivos e ameaçadores

Após anos de críticas, Disney anunciou reformulação da atração Jungle Cruise, uma das últimas supervisionadas pelo próprio Walt Disney
Após anos de críticas, Disney anunciou reformulação da atração Jungle Cruise, uma das últimas supervisionadas pelo próprio Walt Disney Foto: Reprodução/Disneyparks

Lilit Marcus, da CNN

Ouvir notícia

A Disney anunciou uma reformulação de uma atração clássica de seus parques temáticos após anos de críticas dos fãs.

A atração Jungle Cruise, onde um capitão brincalhão leva os hóspedes ao longo de um rio, é uma das últimas que foi supervisionada pessoalmente pelo próprio Walt Disney. O passeio está disponível tanto na Disneyland, na Califórnia, quanto no Walt Disney World, na Flórida.

No entanto, o Jungle Cruise não envelheceu tão bem quanto algumas outras atrações. Embora o passeio tenha sido inspirado em documentários sobre a natureza, um dos pontos turísticos ao longo do percurso do rio é uma cena de “nativos” dos EUA retratados como selvagens, primitivos e ameaçadores.

Em um comunicado à imprensa, a Disney confirmou a criação de uma nova versão da atração. Entre as mudanças estará um novo personagem animado do capitão.

“Como imaginadores, é nossa responsabilidade garantir que as experiências que criamos e as histórias que compartilhamos reflitam as vozes e a perspectiva do mundo ao nosso redor”, disse Carmen Smith, executiva de estratégias de inclusão e desenvolvimento criativo da Walt Disney Imagineering, no comunicado. 

Um filme Jungle Cruise estrelado por Emily Blunt, Jesse Plemons e The Rock (como o capitão) deve ser lançado no final de 2021. No entanto, a Disney não confirmou se haverá alguma relaçao entre a produção e a atração em seus parques.

Jungle Cruise é uma das várias atrações da Disney criticadas nos últimos anos por ter momentos considerados de mau gosto.

O popular passeio Splash Mountain apresentava originalmente personagens de A Canção do Sul, uma história ambientada no sul dos EUA e cujas descrições dos negros a mantiveram quase sempre escondida pela empresa. 

No ano passado, a Disney anunciou que iria reconfigurar a atração para incluir personagens de A Princesa e o Sapo de 2009, o primeiro filme da Disney com uma princesa negra protagonista.

O passeio Piratas do Caribe, que inspirou a franquia de filmes de mesmo nome, também foi analisado por suas cenas animatrônicas dos piratas vendendo mulheres cativas. Em 2017, uma das prostitutas exibida na atração foi convertida em uma pirata mulher, e os piratas agora leiloam itens não humanos.

(Texto traduzido; leia o original em inglês)

Mais Recentes da CNN