Eliezer exibe “antes e depois” do corpo após cirurgia de redução de mamas; confira
Procedimento é realizado para reduzir o tamanho provocado por um desequilíbrio hormonal
O empresário e ex-BBB Eliezer, de 33 anos, mostrou nesta quarta-feira (13) o antes e depois do seu corpo após passar por uma cirurgia de ginecomastia no dia 30 de agosto.
Em seu Instagram, Eliezer compartilhou as imagens do novo físico com menos gordura aparente. “Vinte dias pós-cirurgia”, escreveu.
Associada à lipoaspiração, a ginecomastia é realizada para reduzir o tamanho das mamas masculinas, originadas por um desequilíbrio hormonal. De acordo com o influenciador, esta era uma parte de seu corpo que sempre o incomodou.
Ele já havia falado sobre a insatisfação outras vezes na internet. “O tamanho dos meus peitos sempre me incomodou e resolvi diminuir”, explicou Eliezer recentemente.
Dias após a realização do procedimento, o marido de Viih Tube, de 23 anos, desabafou em suas redes sociais sobre masculinidade, já que tem recebido diversas críticas e questionamentos de internautas, por cuidar de sua aparência.
Incomodado, ele questionou por qual motivo existe a ideia de que se cuidar é algo associado principalmente às mulheres e por que muitos homens hesitam em adotar práticas de autocuidado.
“Por que se cuidar ainda é visto como coisa de mulher? Por que na maioria das vezes, quando questionamos um homem sobre cuidado, a resposta é quase sempre: ‘Não preciso disso, não. Estou bem’?. A gente está vivendo um momento de mudança de comportamento e acho muito importante levantar essa questão para a gente entender melhor ‘o que é ser homem’. É só sobre virilidade? Cuidado ou autocuidado tira do homem essa tal virilidade?”, disse.
Entenda o que é ginecomastia
Segundo o cirurgião plástico membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Antônio Pitanguy, a ginecomastia – que é o aumento do tecido mamário ou gorduroso na região do tórax masculino – pode ser causada por distúrbios hormonais, obesidade, uso de medicamentos, como testosterona, e até mesmo neoplasias (massa anormal de tecido).
Ele aponta ainda que a condição é mais comum do que se imagina, especialmente quando se considera a pseudoginecomastia, que não envolve o aumento do tecido mamário glandular, mas, sim, o acúmulo excessivo de gordura. Neste caso, a aparência é causada principalmente pelo excesso de gordura, em vez de crescimento glandular real das mamas.
“A cirurgia é recomendada quando ocorre este aumento, que pode acontecer tanto na adolescência como na idade adulta, frequentemente causando desconforto significativo aos pacientes. É essencial conduzir uma investigação completa para descartar diagnósticos diferenciais, já que a sua origem pode variar de paciente para paciente”, explica.
Antônio Pitanguy explica que a cirurgia não envolve riscos específicos, além dos perigos inerentes a qualquer procedimento cirúrgico, mas que é muito importante que o paciente seja submetido a uma avaliação clínica prévia, incluindo exames clínicos, exames de imagem e, quando necessário, a opinião de outros especialistas.
“A ginecomastia também pode possuir tratamentos diferentes que não envolvem a cirurgia, como o uso de medicamentos para diminuir a quantidade de hormônios”, diz.
Combinação com outros procedimentos
O marido de Viih Tube realizou a cirurgia de ginecomastia juntamente com uma lipoaspiração de alta definição.
De acordo com o médico especialista, a combinação é indicada quando o paciente apresenta queixas adicionais, muitas vezes relacionadas à lipodistrofia (acúmulo de gordura resistente a dieta e exercícios) em outras áreas do corpo. Em casos como esses é possível realizar ambos os procedimentos de uma vez.
Com informações de Beatrice Teizen e Bárbara Carvalho.