"Empate": documentário sobre ativista Chico Mendes ganha data e trailer; veja
Produção chega aos cinemas brasileiros em dezembro

O documentário "Empate", dirigido por Sérgio de Carvalho ("Noites Alienígenas"), acaba de ganhar seu trailer e a data de estreia oficial. A produção documenta a vida e as lutas do ativista Chico Mendes.
A produção retrata o movimento seringueiro no Acre nas décadas de 1970 e 1980 e teve início a partir do encontro entre o diretor Sérgio de Carvalho e Elenira Mendes, filha de Chico Mendes. Em 1988, no vigésimo aniversário da morte de seu pai, Elenira procurou Sérgio para dar início ao projeto.
Filmado em parceria com o Comitê Chico Mendes, o documentário investiga questões históricas do Brasil que permanecem atuais, refletindo sobre a forma como o país lida com o extrativismo e suas consequências, que continuam a afetar a sociedade até os dias de hoje.
Vale lembrar que Chico Mendes também ganhará uma cinebiografia. "Empate" chega aos cinemas em 5 de dezembro.
Saiba quem foi Chico Mendes
Francisco Alves Mendes Filho foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro, conhecido mundialmente por sua luta em defesa da Amazônia e dos direitos dos povos da floresta. Nascido em 1944 em Xapuri, no Acre, e filho de migrantes nordestinos, desde os nove anos acompanhou o pai na atividade extrativista do látex.
Segundo o governo federal, ele dedicou sua vida à preservação da Floresta Amazônica e à melhoria das condições de vida dos seringueiros, sendo um dos fundadores do Conselho Nacional dos Seringueiros. Além disso, promoveu a criação das Reservas Extrativistas, áreas protegidas onde as comunidades locais podem viver e trabalhar de forma sustentável.
Mendes foi assassinado em 1988. O Brasil o incluiu da Lista de Heróis da Pátria Brasileira, e foi declarado Patrono do Meio Ambiente Brasileiro “em reconhecimento à sua luta em defesa da vida na floresta e da própria Amazônia”.