Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Entenda o que é AIT, condição neurológica que afeta saúde de Renato Aragão

    Humorista está internado desde a quarta-feira após sofrer desconfortos em casa

    Humorista Renato Aragão passou mal em casa e foi internado no Rio
    Humorista Renato Aragão passou mal em casa e foi internado no Rio Reprodução/Instagram

    Carolina Fariasda CNN

    São Paulo

    O humorista Renato Aragão foi internado passou mal na quarta-feira (7) no Rio de Janeiro ao sofrer um acidente isquêmico transitório (AIT). Ele foi levado ao Hospital Samaritano Barra da Tijuca após “sentir um leve desconforto”. Mas o que é um AIT?

    Segundo Diogo Haddad, neurologista e Coordenador do Núcleo de Memória do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, o AIT é um sintoma neurológico ou um défict focal, ou seja, uma alteração de função nervosa de alguma parte do corpo. Por definição, segundo o médico especialista, ele deve desaparecer em 24 horas.

    “É um processo isquêmico. Por algum motivo algo interrompeu o fluxo sanguíneo adequado em uma área do cérebro e os sintomas aparecem. Esses sintomas podem ser variados. Podem ser motores, como perda de força por um tempo. Podem ser na linguagem, como dificuldade de fala. Mas você pode ter sintomas associados à tontura, alteração de visão. Tudo depende da área do cérebro afetada”, explicou Haddad.

    Mesmo que os sintomas desapareçam em 24 hora, o neurologista ressalta que é bem importante procurar atendimento médico e investigar as causas do AIT, que podem indicar predisposição para um acidente vascular cerebral (AVC).

    “Investiga-se se as causas que possam ter sido de êmbolos [coágulo sanguíneo], que podem ter levado a essa isquemia transitória. Investiga-se processos trombóticos que podem ter levado ao quadro, ou seja, o vaso de alguma maneira está obstruído. É tão importante investigar porque 20% dos AITs quando não investigados e tratados de maneira adequada vão virar um AVC”, afirmou o neurologista.

    Haddad explicou que um AVC tem tratamento, mas é um quadro mais grave e por isso é sempre importante procurar ajuda médica quando aparece um sintoma neurológico.

    Quem pode ser afetado?

    Segundo o neurologista, a população mais afetada pelo AIT e mesmo por um AVC é normalmente aquela parcela com doenças arteroscleróticas ou pacientes cardiopatas.

    “Estamos falando de pacientes diabéticos, hipertensos, até com doenças por exemplo, de apneia obstrutiva do sono. Essas pessoas têm mais risco de desenvolver perfis de doenças como essas.
    Como a hipertensão e o diabetes são extremamente prevalentes na população o AIT é tão tão comum”, disse Haddad.

    Como prevenção é importante ter acompanhamento clínico regular, lembra o especialista.

    Internação continua

    A filha de Renato Aragão, a atriz Lívian Aragão usou seu perfil no Instagram para tranquilizar os fãs do pai e dizer que ele está bem melhor nesta quinta-feira (8) e “segue em observação médica e neurológica para voltar para a casa 100%”.

    Lívian Aragão em storie sobre estado de saúde do pai / Reprodução/Instagram

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    O humorista tem 87 anos e estava em casa quando passou mal.

    “A família agradece a atenção recebida no local e as manifestações de carinho de todos os fãs Brasil afora que foram recebidas”, disse a nota do artista.