Exposição em São Paulo celebra vida e música do maestro João Carlos Martins

Mostra 'João Carlos Martins: 80 Anos de Música', no Centro Cultural Fiesp, vai além da biografia do artista e faz uma imersão sobre a música em sua trajetória

Murillo Ferrarida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Uma exposição no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, celebra a vida e a música do maestro João Carlos Martins.

A mostra “João Carlos Martins: 80 Anos de Música”, em exibição até 26 de setembro, vai além da história de vida do renomado maestro e convida o público a conhecer mais de perto a influência da música em sua trajetória.

Para o curador e diretor artístico da mostra, Jorge Takla, a grande surpresa foi descobrir uma quantidade extraordinária de material no exterior sobre a carreira internacional do maestro.

“Infindáveis críticas elogiosíssimas, artigos, comentários sobre o artista, considerado um dos maiores pianistas do mundo no século 20. Uma história pouco conhecida no Brasil de João, o Maestro do Povo”, afirmou Takla, ao site da Fiesp.

O aceso à exposição pode ser feito de quarta a domingo, das 13h às 20h. A entrada é gratuita, mas é necessário realizar agendamento prévio pelo sistema Meu Sesi.

Por dentro da exposição

Para Álvaro Razuk, que assina o projeto de arquitetura da exposição, “o personagem João Carlos Martins é síntese de múltiplas leituras: o pianista, o regente, o homem público”.

“Esta diversidade foi o que nos orientou para conseguir a solução arquitetônica que respondesse a estas diversas questões”, explicou.

Logo na entrada da Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp, o som de uma orquestra afinando seus instrumentos prepara o público para a imersão.

A partir daí, inúmeras fotos, vídeos, textos, publicações, reportagens, filmes e documentários, além de objetos que marcam sua vida e carreira, estão divididos em duas fases dentro do espaço expositivo: a primeira delas, o Pianista – com corredores musicais e pictóricos, que conduzem a uma viagem entre os anos 1940 e 2003 –, e a segunda, o Maestro – onde o público terá contato com a determinação de um homem que optou pela vida e pela música.

Em um dos destaques da mostra, a Sala do Piano, uma holografia do pianista João Carlos Martins conversa com o público e toca músicas que foram memoráveis em sua carreira. Já na Sala da Orquestra, os visitantes poderão reger uma sinfônica como maestro, em uma brincadeira interativa.

Serviço:

  • Exposição João Carlos Martins – 80 Anos de Música
  • Período expositivo: de 16 de junho a 26 de setembro de 2021
  • Horários: de quarta a domingo, das 13h às 20h
  • Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp
  • Endereço: Avenida Paulista, 1313 (em frente ao Metrô Trianon-Masp)
  • Entrada gratuita. Agendamento pelo site Meu Sesi
  • Agendamentos escolares e de grupos: pelo e-mail ccfagendamentos@sesisp.org.br

Mais Recentes da CNN