Famosos opinam sobre PEC que pede fim da escala 6×1
Felipe Neto, Léo Picon, Luana Piovani e outras celebridades entraram na discussão sobre o tema
A discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1 – que prevê uma folga a cada seis dias de trabalho – tem movimentado as redes sociais. Alguns famosos e influenciadores se manifestaram sobre o assunto, tomando diferentes lados.
Na noite de segunda-feira (11), o número de assinaturas em apoio à PEC de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) havia chegado a 134. Para que a PEC comece a tramitar, é necessária a assinatura de ao menos 171 dos 513 deputados federais.
O influenciador e youtuber Felipe Neto defendeu a proposta que põe fim à escala 6×1 nas redes sociais e chegou a criticar o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, por ter dito que a questão deveria ser tratada em convenções e acordos coletivos de trabalho.
É vergonhosa a posição do Ministro do Trabalho sobre o fim da escala 6×1, basicamente lavando as mãos e dizendo q isso deve ser tratado em convenções e acordos.
Luiz Marinho, aguardamos sua mudança de postura e reconhecimento do erro grosseiro e vergonhoso desta tarde. https://t.co/MD8jsMzJ6F
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) November 11, 2024
A funkeira Valesca Popozuda também apoiou a proposta e disse que já trabalhou na escala 6×1 como frentista. “É uma escala que prejudica qualquer ser humano a ter uma vida com qualidade e saúde mental, de se dedicar a uma faculdade ou curso extra, de viver momentos de lazer com a família e amigos”, escreveu.
A escala 6×1 é uma escala que prejudica qualquer ser humano a ter uma vida com qualidade e saúde mental, de se dedicar a uma faculdade ou curso extra, de viver momentos de lazer com a família e amigos e tem DEPUTADO me falando que a pessoa quer “vadiar” é triste .
— Valesca Popozuda #devoltapragaiola 💋 (@ValescaOficial) November 11, 2024
O funkeiro MC Binn também relembrou a época na qual precisou trabalhar na escala 6×1 e disse que é preciso lutar pelos direitos.
Os que é contra o fim da escala 6×1
Devia trabalhar sábado e domingo recebendo salário mínimo e tendo que levar almoço de casa.
Já trampei na 25 sai às 06 da manhã voltava 00:00 dia de folga só servia pra dormir sei na pele como é !!!
Tem q protesta memo tem que lutar…— MC BINN (@mcbinladen) November 11, 2024
O influenciador Léo Picon, por sua vez, criticou a PEC e disse se tratar de uma “ideia populista”. “Sabe o que daria mais tempo para o trabalhador do que tirar o 6º dia da escala de trabalho de 44 horas semanais? Ficar menos de 2h no trânsito todos os dias, creches e escolas em período integral, não sufocar salários em impostos que não retornam, diminuir a taxa de juros, educação pública que contribua para o crescimento profissional…”, escreveu o irmão de Jade Picon.
Essa PEC com o fim da escala 6×1 me parece uma cortina de fumaça pra algo, pq não é possível.
Assim como taxação de grandes fortunas que fariam com que elas saíssem do país e depois serve como pretexto para aumentar os impostos para todos. Isso não é novidade na história… pic.twitter.com/80LqFvMaIA
— Léo Picon 🍀 (@LeoPicon) November 11, 2024
A atriz e apresentadora Luana Piovani também se posicionou a favor do fim da escala 6×1 e criticou Léo Picon. “O povo só pensa no seu próprio umbigo, gente”, disse ela nos stories do Instagram. “O Brasil não é um país que dê oportunidades. A educação no país está cada vez mais falha. Infelizmente não estamos conseguindo resolver nossos problemas no Brasil.”
“Então vamos, sim, lutar por uma melhoria que não é pra mim, mas é para um semelhante meu. É para que todos nós possamos viver em paz, só assim a gente vai ter paz. Ou você acha que vai parar de ter gente assaltando no semáforo enquanto as diferenças sociais forem desse jeito?”, questionou Piovani.