Feriados, calor e Taylor Swift lotam hotéis no Rio de Janeiro
Mais de 90% dos quartos de hotéis estão reservados para este final de semana, com feriado na segunda (20) e dois shows da cantora
A cantora americana Taylor Swift sobe ao palco para realizar seu primeiro show em terras brasileiras da “The Eras Tour” nesta sexta-feira (17), na capital fluminense. Ao somar com a onda de calor que atinge o país e os feriados de novembro, o setor hoteleiro do Rio de Janeiro foi impactado e está praticamente lotado.
Além dos dois feriados (15 e 20 de novembro) que impulsionam o turismo, o Rio de Janeiro também enfrenta dias bem quentes. Segundo a Climatempo, a temperatura mais alta do ano pode ser registrada neste sábado (18), com 42ºC. Nesta sexta-feira, os termômetros chegaram a marcar 40ºC e a sensação térmica foi de mais de 59ºC.
De acordo com o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, todos esses fatores contribuíram para que a ocupação ultrapassasse os 95% na zona sul da capital. Ele ainda divide os números entre os bairros do Rio:
Barra da Tijuca: aproximadamente 92% de ocupação
Centro: 90% de ocupação
Flamengo/Botafogo: 87% de ocupação
Já segundo a Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro, a média de ocupação dos hotéis da cidade maravilhosa está em 97,03%. Entre os bairros cariocas, Barra da Tijuca, São Conrado, Flamengo, Botafogo, Ipanema, Copacabana e Centro são os mais procurados e com maior taxa de ocupação.
Além de feriado combinar com calor e praia, o efeito Taylor Swift também é notado no país. Na última quinta-feira (16), até o Cristo Redentor realizou uma homenagem de boas-vindas para a cantora. Em troca da projeção, os fãs arrecadaram mais de 20 mil kits de panetones e água mineral para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.