Festival de Cannes anuncia filmes da seleção oficial e exibirá longa brasileiro

“O Marinheiro da Montanha”, do cineasta cearense Karim Aïnouz, terá uma exibição especial

Da CNN

Ouvir notícia

 

Anúncio da seleção dos filmes que concorrerão ao 74º Festival de Cinema de Canne
Foto: Anúncio da seleção dos filmes que concorrerão ao 74º Festival de Cinema de Cannes/Getty Images

O Festival de Cannes anunciou, nesta quinta-feira (3), os filmes que estarão em sua seleção oficial.  O longa “Marinheiro das Montanhas”, do cineasta cearense Karim Aïnouz, terá uma exibição especial.

A premiação do cinema será realizada entre os dias 6 e 17 de julho, com a presença do público. O festival foi cancelado em 2020 e adiado neste ano devido à pandemia de Covid-19.

Os participantes deste ano terão que apresentar um comprovante de vacinação ou teste RT-PCR negativo – teste padrão ouro que detecta o coronavírus.

 Wes Anderson, François Ozon e Sean Penn

Nomes conhecidos do cinema vão competir entre os 24 longas selecionados para a premiação.  Entre eles, o cineasta francês François Ozon, com “Tout s’est Bien Passé”, o italiano Nani Moretti “Tre Piani”; Kirill Serebrennikov, com “Petrov’s flu”; Asghar Farhadi, com “A Heros” e o ator e diretor norte-americano Sean Penn, com “Flag Day”. 

Mia Hansen-Love concorre à Palma de Ouro com “Bergamn Island”, filme produzido pela RT Features, de Rodrigo Teixeira, que é brasileiro.

O filme “The French Chronicle”, de Wes Anderson, filmado na França é um dos destaques da premiação. Ele é estrelado por Bill Murray, Timothée Chalamet, Tilda Swinton e Adrien Brody. O filme conta ainda com a atriz Frances McDorman, vencedora de melhor atriz no Oscar deste ano por sua performance em ‘Nomadland’. 

Em comunicado, a premiação anunciou que a atriz e diretora norte-americana Jodie Foster receberá a Palma de Ouro honorária do Festival de Cannes, 45 anos depois de ser convidada pela primeira vez ao evento como uma das integrantes do elenco do filme “Taxi Driver”, de Martin Scorsese.

A homenagem “celebra a trajetória artística brilhante” da artista. O prêmio já foi concedido para a atriz Jane Fonda e para o ator Clint Eastwood e para o ator e diretor Woody Allen.

O júri será presidido pelo cineasta norte-americano Spike Lee.

Brasileiro conta história de amor de seus pais

O filme “Marinheiro das Montanhas”, de Karim Aïnouz, resgata a história da relação amorosa entre seus pais, uma brasileira e um argelino. Karin retorna à Cannes depois de ter sido premiado em 2019 com o longa “A Vida Invisível”, mesmo filme que representou o Brasil no Oscar de 2020. As montanhas do filme são referência ao vilarejo onde seu pai nasceu, uma região montanhosa na Argélia, por onde o cineasta passou para fazer imagens do filme.

Veja aqui a lista completa dos filmes que vão competir no Festival de Cannes.

 

Tópicos

Mais Recentes da CNN