Festival de Sundance: Canal Brasil fará maratona de filmes brasileiros premiados
Maratona começa neste sábado (18), a partir das 15h30, com a exibição de dois curtas-metragens e sete longas


Em contagem regressiva para mais uma edição do Festival de Sundance, nos Estados Unidos, que começa em 23 de janeiro, o Canal Brasil preparou uma maratona especial com curtas e longas-metragens premiados ou indicados em edições anteriores do evento.
A maratona contará com a exibição dos longas-metragens: “Amores Possíveis“, de Sandra Werneck; “Central do Brasil“, de Walter Salles; “Benzinho“, de Gustavo Pizzi; “O Invasor“, de Beto Brant; “Divino Amor“, de Gabriel Mascaro; “Marte Um“, de Gabriel Martins; e “Casa de Areia“, de Andrucha Waddington.
Além disso, os curtas “Inabitável“, de Enock Carvalho e Matheus Farias, e “Uma Paciência Selvagem me Trouxe até Aqui“, de Érica Sarmet, também integram a programação especial. Saiba mais sobre cada um deles:
“Amores Possíveis”
A maratona começa com “Amores Possíveis”, indicado ao prêmio de Melhor Filme Latino-Americano em 2001. Na história, o universitário Carlos (Murilo Benício), marca de ir ao cinema com Julia (Carolina Ferraz), por quem é apaixonado, mas ela não aparece. A partir disso, são apresentadas três versões do que poderia acontecer na vida dele 15 anos depois, com os prós e os contras de cada cenário.
“Central do Brasil”
O longa “Central do Brasil” teve seu lançamento mundial no Festival Sundance de Cinema de 1998 e foi vencedor do prêmio de Melhor Roteiro pelo Sundance Institute/NHK Award.
Estrelado por Fernanda Montenegro, que vive Dora, e Vinícius de Oliveira, que interpreta o menino Josué, o filme mostra a busca de Josué por seu pai no interior do Nordeste. Dora é uma ex-professora que escreve cartas para pessoas analfabetas na Central do Brasil e entra na vida de Josué ao ver que ele ficou órfão de mãe.
“Benzinho”
Selecionado para a competição principal do Festival Sundance de Cinema, em 2018, “Benzinho”, conta a história familiar de Irene (Karine Teles), mãe de Fernando (Konstantinos Sarris), que recebeu um convite para jogar futebol na Alemanha.
Ao mesmo tempo em que lida com a despedida, Irene precisa ajudar a irmã Sônia (Adriana Esteves), que vive um relacionamento abusivo.
“O Invasor”
O Canal Brasil também exibe o longa “O Invasor”, que recebeu o prêmio de Melhor Filme Latino-Americano no festival em 2002. Na história, Estevão (George Freire), Ivan (Marco Ricca) e Gilberto (Alexandre Borges) são sócios, mas um desentendimento nos negócios põe em risco a amizade deles e Anísio (Paulo Miklos), um matador de aluguel, é contratado para eliminar Estevão.
“Divino Amor”
“Divino Amor”, exibido na mostra competitiva World Dramatic, na Première Mundial do Festival Sundance de Cinema em 2019, é estrelado por Dira Paes e Julio Machado. A história acompanha a personagem Joana, interpretada por Dira, que trabalha como escrivã em um cartório e tenta reunir casais divorciados através de uma terapia religiosa de reconciliação chamada Divino Amor.
“Marte Um”
Selecionado para a competição principal e com estreia mundial no festival de 2022, “Marte Um”, mostra a história de Deivid (Cícero Lucas), que mora na periferia de Contagem, em Minas Gerais, e sonha em ser astrofísico e participar de uma missão colonizadora de Marte, que acontecerá em 2023.
“Casa de Areia”
O longa “Casa de Areia”, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro (Andrucha Waddington) pelo Sundance Institute/NHK Award em 2006, também será exibido. No longa, Fernanda Montenegro e sua filha, Fernanda Torres, contracenam juntas. Na trama, uma mulher grávida e sua mãe tentam sobreviver na região dos Lençóis Maranhenses. Lá, elas encontram Massu (Seu Jorge), morador local que passa a ajudá-las.
“Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui”
A maratona Festival de Sundance também apresenta os curtas-metragens: “Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui”, que ganhou o troféu especial de melhor elenco entregue pelo júri oficial do festival.
O filme é protagonizado por Zélia Duncan, que interpreta Vange, uma motoqueira solitária que conhece quatro garotas e se encanta pela forma como elas vivem.
“Inabitável”
E o curta “Inabitável”, de Enock Carvalho e Matheus Farias, selecionado para a Mostra Competitiva do Festival de Sundance, em 2021. No filme, Marilene (Luciana Souza) procura por sua filha Roberta, uma mulher trans que está desaparecida.
A maratona começa neste sábado (18), a partir das 15h30, com a exibição de dois curtas-metragens e sete longas-metragens.
“Ainda Estou Aqui” vai ser indicado ao Oscar? Conheça seus concorrentes
- 1 de 14
"Emilia Pérez", da França • Shanna Besson/Page 114/Why Not Productions/Pathé Films/France 2 Cinéma
- 2 de 14
"A Semente do Fruto Sagrado", da Alemanha
- 3 de 14
"Flow", da Letônia
-
- 4 de 14
"Dahomey", do Senegal • Reprodução
- 5 de 14
"Kneecap: Música e Liberdade", da Irlanda
- 6 de 14
"Vermiglio", da Itália
-
- 7 de 14
"A Garota da Agulha", da Dinamarca
- 8 de 14
"Linguagem Universal", do Canadá
- 9 de 14
"Armard", da Noruega
-
- 10 de 14
"Como Ganhar Milhões Antes Que a Vovó Morra", da Tailândia
- 11 de 14
"Santosh", Reino Unido
- 12 de 14
"Ondas", da República Tcheca
-
- 13 de 14
"Touch", da Islândia
- 14 de 14
"From Ground Zero", da Palestina