#CNNPop

Indicado ao Oscar, "Os Banshees de Inisherin" alterna entre comédia e tragédia

Produção que acumula 9 indicações ao Oscar, inclusive Melhor Filme, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta (2)

Marina Toledo, da CNN, em São Paulo
Brendan Gleeson and Colin Farrell in the film THE BANSHEES OF INISHERIN. Photo by Jonathan Hession. Courtesy of Searchlight Pictures. © 2022 20th Century Studios All Rights
Brendan Gleeson e Colin Farrell estrelam "Os Banshees de Inisherin"  • Divulgação/Searchlight Pictures
Compartilhar matéria

Com nove indicações ao Oscar, "Os Banshees de Inisherin" chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (2).

O filme concorre nas categorias de Melhor Filme, Direção (Martin McDonagh), Ator (Colin Farrell), Ator Coadjuvante (Brendan Gleeson e Barry Keoghan), Atriz Coadjuvante (Kerry Condon), Roteiro Original, Tilha Sonora Original e Montagem.

O longa marca o retorno da parceria de Martin McDonagh ("Três Anúncios Para um Crime") com Colin Farrell e Brendan Gleeson, antes vista em "Na Mira do Chefe" (2008).

Com um elenco principal 100% irlandês, os atores voltam às suas origens e passam a morar em uma pequena ilha fictíca chamada Inisherin em meio à guerra civil, em 1923.

Dois amigos de longa data se encontram em um impasse quando um decide abruptamente cortar relações.

Enquanto um é considerado bobo e o outro intelectual, as diferenças começam a incomodar Colm, que deseja deixar um legado na música em vez de ficar bebendo no bar ao lado de Pádraic, pedindo, assim, que ele não o dirija mais a palavra.

Pádraic, no entanto, sente falta do colega e não consegue entender o por que da mudança. Com isso, ele começa a passar dos limites impostos pelo agora ex-amigo, gerando um caos na pequena ilha de Inisherin, na Irlanda.

Colin Farrell é Pádaric em "Os Banshees de Inisherin" / Jonathan Hession/Searchlight Pictures
Colin Farrell é Pádaric em "Os Banshees de Inisherin" / Jonathan Hession/Searchlight Pictures

O que pode parecer uma problema simples acaba se tornando uma briga de egos macabra, que se alastra pela comunidade, levando o telespectador a "mudar de lado" a cada ato.

Com personagens caricatos, mas bem interpretados, e situações extremas, uma história que parece não ser muito atrativa – ou exagerada por demais – envolve o telespectador de forma emocionante.

Não à toa, quatro atores foram indicados ao Oscar e o filme concorre por Melhor Roteiro Original, Direção, Montagem e Trilha Sonora.

Com uma ambientação e linguagem alocadas no período em que se passa a história, a comédia se torna uma tragédia com elementos de folclores irlandeses e características de fábulas.

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais