Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Inventor do sabre de luz de Star Wars entra para hall da fama nos EUA

    Lanny Smoot entrou para a mesma lista de inventores reconhecidos que seu "chefe" Walt Disney

    Projetado por Smoot e pela equipe da Walt Disney Imagineering Research and Development, o novo sabre de luz cria momentos realísticos pessoalmente, antes vistos antes apenas em filmes ou programas.
    Projetado por Smoot e pela equipe da Walt Disney Imagineering Research and Development, o novo sabre de luz cria momentos realísticos pessoalmente, antes vistos antes apenas em filmes ou programas. Disney Enterprises, Inc.

    By Rikki Klaus, CNN

    Lanny Smoot posa para foto em um dos seus laboratórios de criação
    Lanny Smoot, Imagineer e Research Fellow da Disney, entrará no Hall da Fama dos Inventores Nacionais durante uma cerimônia em maio. / Disney Enterprises, Inc.

    Lanny Smoot é um inventor desde que se conhece por gente. Em entrevista à CNN, o inventor disse que uma de suas melhores lembranças da infância foi o dia em que seu pai levou para casa uma lâmpada, algumas baterias, uma campainha e um fio.

    “Eu tinha cinco ou seis anos de idade e ele acendeu a lâmpada e a campainha tocou – e a luz daquela memória iluminou toda a minha vida”, disse Smoot.

    Smoot afirmou que o experimento do pai despertou um fascínio imediato por qualquer coisa que envolvesse eletricidade e eletrônica. Muitas vezes, ele passava o tempo desmontando coisas, usando as peças para fazer criações únicas que sonhava.

    Agora, mais de 60 anos depois, Smoot diz que não perdeu a paixão por inventar. O pesquisador e inventor da Disney acumula 106 patentes e continua aumentando esse número. Sua criatividade e impacto nas tecnologias teatrais e no campo dos efeitos especiais lhe renderam a entrada para o Hall da Fama dos Inventores Nacionais de 2024.

    “Ser incluído no Hall da Fama dos Inventores Nacionais é a realização de um sonho”, disse ele sobre a conquista. “Para um inventor, esta é a melhor coisa que pode acontecer.”

    Para Smoot, a honra tornou-se ainda mais profunda quando se deu conta de que o único outro funcionário da Disney que recebeu o mesmo reconhecimento foi o próprio Walt Disney.

    “Fiquei com um nó na garganta”, disse ele. “Fiquei emocionado… Adoro criar. Adoro inventar… só quero fazer coisas legais que vão surpreender e encantar as pessoas.”

    Projetado por Smoot e pela equipe da Walt Disney Imagineering Research and Development, o novo sabre de luz promove uma experiência intensa pessoalmente, antes vista apenas em filmes ou programas.

    Liderando com curiosidade

    Rini Paiva, vice-presidente executivo de seleção e reconhecimento do National Inventors Hall of Fame, disse à CNN que Smoot merece entrar para esta seleta lista.

    “Lanny Smoot é um tremendo inventor. Ele segue sua vida com muita curiosidade, e acho que essa curiosidade misturada com motivação e persistência é uma das coisas que o torna tão bem-sucedido”, disse ela.

    As invenções de Smoot incluem o sabre de luz extensível usado no Disney Live Entertainment, o novo piso HoloTile e os lagos de carpas interativos no Hong Kong Disneyland Hotel.

    De uma vida simples para o sucesso

    Smoot cresceu no bairro de Brownsville, no Brooklyn, em Nova York (EUA), que ele descreve como “um bairro difícil” e de “classe trabalhadora”.

    “Eu era relativamente pobre”, disse ele. “Mas tive pais que sempre me apoiaram muito e acho que esse é o denominador comum do sucesso na vida.”

    Smoot disse que uma combinação deste apoio familiar, da sua criatividade e de seu desejo de ver suas ideias se tornarem realidade foi o que o levou para a Universidade de Columbia com uma bolsa integral e depois para a chamada “fábrica de ideias”, Bell Labs, onde se tornou diretor executivo.

    Smoot se lembra de sua mãe fazendo um tour por seu local de trabalho em Nova Jersey. “No final do passeio pelos laboratórios, ao mostrar a ela toda a tecnologia envolvida, eu disse: ‘Mãe, agora você entende o que eu faço?’ Ela disse: ‘Eu entendo perfeitamente. Quando você era pequeno, você tinha pequenos brinquedos e coisas para brincar. Agora você tem brinquedos muito maiores.’”

    ‘Um dos inventores negros mais criativos’

    Em 1998, Smoot apresentou uma de suas invenções – uma câmera panorâmica eletrônica que permitiria aos telespectadores fazerem panorâmicas para a esquerda ou para a direita – durante a conferência da National Association of Broadcasters, em Las Vegas.

    Após a apresentação, um representante da The Walt Disney Company abordou Smoot com o parque temático Animal Kingdom da Disney em mente.

    “Ele queria usar a câmera para permitir que os convidados ficassem bem perto dos leões e não fossem comidos”, explicou Smoot. “A Disney alugou aquela câmera, o que era algo incomum. E, com o tempo, aprendi que eles gostavam ainda mais do inventor do que da invenção.”

    A Disney contratou Smoot há 25 anos e hoje a The Walt Disney Company conta com 74 patentes criadas por Smoot durante seu tempo por lá.

    O site da Disney descreve as mais de 100 patentes em nome de Smoot como “um feito incrivelmente raro que faz de Smoot um dos inventores negros mais produtivos da história norte-americana”.

    As patentes concedem ao inventor o direito legal à sua invenção por um período de tempo e não permite que outras empresas fabriquem, usem ou vendam a invenção sem permissão.

    Smoot disse que agora está trabalhando em algumas novas invenções, que podem levar a ainda mais patentes.

    Ele será introduzido no Hall da Fama dos Inventores Nacionais durante uma cerimônia em Washington, DC, em 9 de maio. Oito outros inventores vivos também serão homenageados por suas invenções em áreas como medicina, aeroespacial e genética.

    Por enquanto, Smoot se recusa a discutir sobre a aposentadoria – ele fingiu que seu áudio do Zoom foi interrompido quando a CNN levantou o assunto.

    Quando pressionado, Smoot disse: “Enquanto eu estiver me divertindo, enquanto me sentir no topo do meu jogo e ser capaz de contribuir, posso trabalhar por um bom tempo”.

    “Adoro as pessoas que trabalham [na Disney] comigo e gosto de ir trabalhar. E isso é algo que sei que muitas pessoas não têm. Sou abençoado com isso.”

    Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

    versão original