Conheça nove filmes e séries sobre a Segunda Guerra Mundial
Lista é encabeçada por "Mestres do Ar", que estreia nesta sexta-feira (26), e "Oppenheimer", que concorre ao Oscar com 13 indicações
“Mestres do Ar” estreia no Apple TV+ nesta sexta-feira (26) e conta a história do 100º Grupo de Bombardeios da Oitava Força Aérea dos Estados Unidos durante os ataques à Alemanha de Hitler na Segunda Guerra Mundial.
A série, produzida por Tom Hanks, Gary Goetzman e Steven Spielberg, é a irmã mais nova de outras produções sobre a Segunda Guerra Mundial, como “O Pacífico” e “Irmãos de Guerra”, que também foram feitas pelo trio.
Para quem gosta de filmes e séries do gênero, a CNN preparou uma lista com nove produções sobre a Segunda Guerra Mundial, começando com “Mestres do Ar”, que conta com Austin Butler e Barry Keoghan no elenco.
Confira abaixo a lista completa:
“Mestres do Ar”
“Mestres do Ar” é uma série baseada no livro homônimo de Donald L. Miller, foi adaptada por John Orloff e conta a história real do 100º Grupo de Bombardeiros dos Estados Unidos durante os ataques à Alemanha de Hitler.
A produção, que conta com Austin Butler no elenco, mostra com lupa a saga de militares norte-americanos que enfrentam o frio, a falta de oxigênio, as altas temperaturas e as altitudes consideráveis em que voavam os aviões militares na Segunda Guerra.
À CNN, o elenco contou sobre a importância de produzir conteúdo audiovisual sobre a Segunda Guerra Mundial numa época em que a humanidade vive duas guerras: a de Israel contra o grupo radical islâmico Hamas; e da Rússia contra a Ucrânia.
Gary Goetzman, produtor-executivo de “Mestres do Ar”, também falou à CNN sobre como foi retratar os horrores nazistas na série.
“Oppenheimer”
O filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, conta a história do físico J. Robert Oppenheimer enquanto trabalha com uma equipe de cientistas durante no Projeto Manhattan, responsável pela criação da bomba atômica.
Estrelado por Cilian Murphy, o elenco tem ainda Emily Blunt, Matt Damon e Robert Downey Jr.
O longa foi o mais indicado ao Oscar deste ano e concorrerá a 13 premiações na cerimônia que acontecerá em 14 de março. “Oppenheimer” está disponível nas plataformas de aluguel.
“Irmãos de Guerra”
“Irmãos de Guerra” é outra produção do trio Goetzman, Spielberg e Tom Hanks. A série de 10 capítulos foi lançada em 2001 e conta a história Companhia Easy, batalhão do regimento de paraquedistas dos Estados Unidos durante os combates da Segunda Guerra na Europa.
Aparecem não só os combates contra a Alemanha nazista, mas também contra o Japão e o fim da guerra, em 1945.
A série tem como base um livro homônimo de Stephen E. Ambrose, publicado em 1992, e conta com David Schwimmer, de “Friends”, Damian Lewis e Ron Livingston no elenco.
“Irmãos da Guerra foi indicada a 19 prêmios no Emmy Awards e venceu seis deles, incluindo Melhor Minissérie. A série está disponível no HBO Max, Netflix e Amazon Prime Video.
“O Pacífico”
A irmã do meio de “Irmãos de Guerra” e “Mestres do Ar” é “O Pacífico”, de 2010. A série também foi produzida pelo trio que fez as outras duas e foi inspirada em um livro homônimo, de Hugh Ambrose, filho do autor de “Irmãos da Guerra”, publicado em 2009.
Dessa vez, a história contada é do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos no Teatro de Operações do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, sobretudo os confrontos contra o Japão.
O elenco conta com James Badge Dale, Ashton Holmes e Josh Helman. A série também venceu o Emmy Awards de Melhor Minissérie e está disponível na Netflix, HBO Max e Amazon Prime Video.
“Dunkirk”
“Dunkirk” é mais um filme de Christopher Nolan sobre a Segunda Guerra Mundial. Lançado em 2017, o longa mostra a Operação Dínamo, em que o Reino Unido tinha como objetivo resgatar 400.000 soldados aliados que estavam cercados pela Alemanha nazista nas praias de Dunquerque, no norte da França.
O filme rendeu a Nolan sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Direção e apareceu em outras sete categorias. “Dunkirk” saiu da premiação com três estatuetas: Melhor Mixagem de Som, Edição de Som e Edição.
O elenco do longa contava com Cilian Murphy, que protagoniza “Oppenheimer”, Harry Styles, e Barry Keoghan, de “Saltburn” e “Mestres do Ar”. “Dunkirk” está disponível no Amazon Prime Video e no HBO Max.
“Pearl Harbor”
Dirigido por Michael Bay, de “Bad Boys”, “Transformers” e “Armageddon”, “Pearl Harbor” foi lançado em 2001, no Memorial Day, dia que em que os norte-americanos prestam homagens aos militares que morrem lutando pelo país.
O longa conta uma narrativa ficcional sobre o ataque japonês à base de Pearl Harbor, dos Estados Unidos, que motivou a entrada formal dos norte-americanos na Segunda Guerra Mundial. O filme recebeu fortes críticas pela licença poética tomada ao não exibir com precisão os fatos históricos.
Ben Affleck, Jennifer Garner, Cuba Gooding Jr. e Alex Baldwin estão no elenco. “Pearl Harbor” pode ser visto no Starplus.
“O Menino do Pijama Listrado”
“O Menino do Pijama Listrado” é dirigido por Mark Herman, de “Um Divã para Dois”, e conta a história de um menino alemão que faz amizade com um menino judeu que vivia em um campo de concentração durante o Terceiro Reich.
Protagonizado por Asa Butterfield, de “Hugo” e “Sex Education”, o filme foi criticado por suavizar os horrores do nazismo, já que há indícios históricos de que os alemães mandavam crianças para as câmaras de gás por não poderem trabalhar.
O longa conta ainda com Vera Farmiga, de “A Orfã”, “Os Infiltrados” e “Bates Motel”, no elenco e está disponível na Netflix e Globoplay.
“Bastardos Inglórios”
Dirigido por Quentin Tarantido, “Bastardos Inglórios” mostra a história de dois planos paralelos para matar líderes importantes da Alemanha nazista. Um deles é planejado por uma jovem francesa judia dona de um cinema e o outro por um grupo de soldados de judeus aliados.
O longa tem narração de Samuel L. Jackson e conta com um elenco de peso, com nomes como Brad Pitt, Christoph Waltz, que venceu os Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, Michael Fassbender, Julie Dreyfus e Mélanie Laurent.
“Bastardos Inglórios” foi lançado em 2009 e está disponível na Netflix e Starplus.
“O Homem do Castelo Alto”
A série “O Homem do Castelo Alto”, do Amazon Prime Video, foi produzida por Ridley Scott, de “Alien”, “Gladiador”, “Thelma e Louise” e “Blade Runner”.
Lançada em 2015, ela foi baseada no livro homônimo do escritor Philip K. Dick, publicado em 1962, e retrata uma realidade distópica em que a Alemanha de Hitler e o Império do Japão venceram a guerra. Os dois países dividiram os Estados Unidos entre Grande Reich Nazista, a leste, e Estados Japoneses do Pacífico a oeste.
O elenco conta com Alexa Davalos, Rupert Evans e Luke Kleintank. “O Homem do Castelo Alto” tem 40 episódios divididos em quatro temporadas e pode ser assistida no Amazon Prime Video.