Livraria para de vender "Harry Potter" por falas transfóbicas de Rowling

Loja fez uma lista de recomendações de livros para os que desejavam adquirir a saga do bruxo

Larissa Santos, colaboração para a CNN Brasil
Compartilhar matéria

A famosa livraria BookSmith, em São Francisco, na Califórnia, anunciou que não venderá mais os livros da saga "Harry Potter", devido ao posicionamento de sua autora, J.K. Rowling, contra direitos de pessoas trans.

Segundo um comunicado chamado "Você está procurando por Harry Potter?" colocado na loja, a mudança no catálogo aconteceu depois que a autora anunciou o "Fundo para Mulheres J.K. Rowling" em maio deste ano, dedicado a "remover os direitos de pessoas trans". "Decidimos parar de vender os livros dela. Não sabemos exatamente o que seu "fundo para mulheres" incluirá, mas sabemos que não faremos parte dele."

Ainda na nota, a Booksmith se identifica como um "grupo de livreiros queer" e que os que desejarem obter os livros do universo bruxo, poderiam "obter cópias usadas". "Ou melhor, encontrei uma lista de sugestões selecionadas por livreiros que podem se encaixar na sinopse de "Harry Potter" para sua família", recomendam títulos de Rick Riordan, como a saga "Os Heróis do Olimpo" do universo de Percy Jackson e os livros de "Simon Snow", de Rainbow Rowell.

J.K. Rowling tem usado suas redes sociais e influencia para expor suas opiniões contra pessoas trans, que incluiu uma celebração após o governo do Reino Unido decidir que  a definição legal de "mulher" devia ser em base de seu sexo biológico. A autora, inclusive, entrou em conflito com atores do elenco de Harry Potter que repudiaram seu posicionamento.

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais