#CNNPop

Mangueira aposta na Amazônia negra e terá curandeiro do Amapá como enredo

Mestre Sacaca será homenageado pela Estação Primeira no Carnaval de 2026

Flávio Ismerim, da CNN
Estaçao Primeira de Mangueira esteve no Desfile das Campeãs de 2025
Estaçao Primeira de Mangueira esteve no Desfile das Campeãs de 2025  • Dhavid Normando/Rio Carnaval
Compartilhar matéria

A Estação Primeira de Mangueira anunciou na noite de sexta-feira (17) o enredo que levará para a avenida no Carnaval de 2026. A verde e rosa promete mostrar as tradições afro-indígenas da Amazônia ao trazer a história do Mestre Sacaca, um grande curandeiro do estado do Amapá.

“Mestre Sacaca do Encanto Tucuju — O Guardião da Amazônia Negra” será conduzido pelo carnavalesco Sidnei França, que vai para o segundo ano na verde e rosas, e pelos pesquisadores Sthefanye Paz e Felipe Tinoco.

"Evocamos a força das populações tradicionais, bebendo da sabedoria ancestral de um dos seus maiores expoentes, quem nos guia por essa Amazônia Negra do povo e do jeito Tucuju: Mestre Sacaca. Sob os pés do amapazeiro, é ele um Xamã Babalaô!", diz o texto postado nas redes sociais da agremiação.

Exaltando Mestre Sacaca, a Mangueira vai em busca do seu 21º título e tenta romper o jejum de seis anos sem títulos. Em 2025, a escola de Cartola falou sobre a herança bantu presente no Rio de Janeiro, conquistou 269,4 pontos e ficou na sexta colocação, a seis décimos da campeã Beija-Flor de Nilópolis.

No próximo carnaval, a verde e rosa será a quarta e última escola a cruzar a Marquês de Sapucaí no domingo de Carnaval. Antes dela, desfilam a Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense e Portela. Confira aqui a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Rio para 2026.

View this post on Instagram

A post shared by Mangueira (@mangueira_oficial)

Veja também: Contexto do desfile foi decisivo para a vitória da Beija-Flor, diz especialista

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais