Museu do Ipiranga prepara reabertura em 2022

Local fechou as portas em 2013 por problemas na estrutura; 70% das obras estão concluídas

Soraya Lauand

Ouvir notícia

Construído em 1895 e fechado às pressas em 2013 por causa de rachaduras e infiltrações, o Museu do Ipiranga, em São Paulo, deve reabrir em 2022, para a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil. As obras estão em andamento desde o final de 2019.

Cerca de 300 pessoas estão trabalhando na reforma. Objetos do acervo que não puderam ser retirados estão cobertos, como a tela “Independência ou Morte” de Pedro Américo, que tem cerca de 4 metros de altura e 7 metros de comprimento. Pelo tamanho, a obra não passa por nenhuma das portas e, por isso, está sendo restaurada na própria parede do Salão Nobre.

Outros nove quadros transferidos do museu serão restaurados, para retirar manchas escuras na tela e corrigir o envelhecimento das tintas. “A gente se cerca de todos os cuidados para a segurança de qualidade de cada intervenção que será feita”, explica Yara Ligia Mello, restauradora do Museu Paulista e da USP.

Museu do Ipiranga prepara reabertura em 2022 (07.Ago.2021)
Museu do Ipiranga prepara reabertura em 2022 (07.Ago.2021)
Foto: Reprodução/CNN

 

Um auditório para 200 pessoas está sendo construído no local. É a primeira vez que um patrimônio tombado realiza uma obra de restauração com uma de ampliação. A área para o público vai dobrar — de 7 mil para 14 mil metros quadrados.

“Serão 49 salas abertas. O edifício antigo, que abrigava áreas administrativas, biblioteca, laboratórios e reservas de acervo, será totalmente destinado para salas de exposição abertas ao público”, explica o historiador e docente do Museu Paulista Paulo César Garcez.

Mais de 450 portas e janelas foram restauradas e estão recebendo vidros especiais que diminuem a passagem do calor. O jardim francês também será recuperado. “Não só as fontes, com iluminação, chafariz e tudo o mais, mas também a parte paisagística”, conta Frederico Martinelli, engenheiro chefe da obra.

Cerca de 70% dos trabalhos foram concluídos até agora e a data marcada para reinauguração é 7 de setembro de 2022. A expectativa é de que 750 mil pessoas por ano passem a visitar o local.

Mais Recentes da CNN