Na cultura, preconceito significa falta de conhecimento, diz João Carlos Martins
O especialista CNN comentou os preconceitos existentes em boa parte da sociedade devido à falta de acesso à cultura
No quadro Especialista CNN desta terça-feira (25), o maestro João Carlos Martins comentou sobre a falta de acesso à cultura e como isso pode causar preconceitos.
“Boa parte da humanidade não tem acesso à cultura. Mas para aqueles que tem acesso à cultura, duas palavras que eu considero profundamente importantes: preconceito e polêmica. Preconceito significa falta de conhecimento. Polêmica significa conhecimento, porque se discute ideias.”
Para ilustrar seus pontos de vista, o maestro deu dois exemplos pessoais que aconteceram ao longo de sua vida.
“Trinta anos atrás eu estava em uma fase depressiva, e no meu carro eu ouvi ‘Luar do Sertão’, da dupla Chitãozinho e Xororó, e as lágrimas vieram aos meus olhos. Vinte anos depois, tocando o segundo movimento do concerto de Bach para a dupla, essa dupla também chorou.”
“O segundo caso foi quando levei a minha orquestra para a Festa do Peão de Barretos, tocamos [Ludwig van] Beethoven, [Johann Sebastian] Bach e [Wolfgang Amadeus] Mozart e tivemos uma receptividade maravilhosa”, relemrbou.
“Ao final, quando estava voltando para São Paulo, ao entrar no carro, um senhor com chapéu de palha chegou para mim e falou: ‘Maestro, aquela última música que você tocou, música boa essa. Aí que eu vi que Bach chegou ao coração dele.”