"Não é mais tão distante para o Brasil", diz Adolpho Veloso sobre Oscar
Diretor de fotografia de "Sonhos de Trem" comemora reconhecimento na categoria de Melhor Fotografia e destaca momento histórico para o cinema brasileiro
O diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso celebrou sua indicação ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Fotografia pelo trabalho no filme "Sonhos de Trem". Em entrevista à CNN Brasil, Veloso compartilhou sua emoção com o reconhecimento internacional e destacou que a premiação não é mais algo tão distante para os profissionais brasileiros do cinema.
"Estou muito, muito feliz, é surreal tudo isso. A gente não espera essas coisas quando decide trabalhar com cinema. Acho que principalmente no Brasil sempre parece uma coisa tão distante", afirmou Adolpho, surpreso com a indicação.
Momento histórico para o cinema brasileiro
O diretor de fotografia ressaltou a importância deste momento para o cinema nacional, especialmente após um período de conquistas significativas. "Muito feliz com esse momento, está provando que não é mais tão distante. Tantas indicações para o Brasil no mesmo ano, depois de um ano onde o Brasil ganhou o Oscar, eu acho que é incrível", destacou.
Ele também expressou sua esperança de que este reconhecimento abra novas oportunidades para o cinema brasileiro: "É um momento incrível que eu espero que abra muitas portas para o Brasil continuar cada vez fazendo mais cinema. Acho que a gente sempre fez cinema muito bem, sempre tiveram filmes incríveis e talentos incríveis fora do Brasil também, é incrível estar tendo esse reconhecimento agora".
Os bastidores da indicação
Adolpho Veloso, que reside atualmente em Lisboa, Portugal, contou como foi o momento em que recebeu a notícia da indicação. "Assisti aqui de casa e a expectativa é muito grande", relatou. O diretor de fotografia explicou que sua categoria foi uma das últimas a ser anunciada, o que aumentou ainda mais a ansiedade.
"Aí deram os primeiros indicados e teve um intervalo e eu fiquei só, 'meu Deus, por que que tá durando 10 minutos só isso, por que que já colocaram o intervalo?', e ficando mais nervoso", descreveu. Quando finalmente seu nome foi anunciado, a reação foi de pura alegria: "Berrei, saí aqui na janela em Lisboa, gritei 'vai Brasil, vai Corinthians', ninguém entendeu nada".
Adolpho também refletiu sobre como lidou com a ansiedade nos dias que antecederam o anúncio das indicações. "Ontem foi o primeiro dia onde eu fiquei em paz com tudo que tava acontecendo. Eu tava muito ansioso anteontem", confessou. "Acho que todas as expectativas de amigos e família e de ver as coisas na mídia, eu acho que é inevitável ir criando uma expectativa e uma ansiedade".
A indicação de Adolpho Veloso ao Oscar de Melhor Fotografia representa mais um capítulo importante na crescente presença do Brasil no cenário internacional do cinema, reforçando o talento e a qualidade técnica dos profissionais brasileiros da sétima arte.


