Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ordem cronológica dos filmes da Marvel: veja qual é a sequência

    Saiba qual é a forma correta de assistir os filmes da Marvel na ordem cronológica correta

    Filmes da Marvel em ordem cronológica - Imagem: Shutterstock / Miguel Lagoa

    Da CNN

    O universo da Marvel tem uma quantidade gigantesca de filmes e muitos dos novos fãs querem acompanhar da forma certa. Desde que Disney+ ficou disponível no Brasil, assistir as produções ficou mais fácil.

    No entanto, o Marvel Cinematic Universe (Universo Cinematográfico da Marvel, em português) não necessariamente usa a ordem de tempo para lançar os filmes.

    Então, qual é a ordem cronológica dos filmes da Marvel? A seguir, confira a sequência correta.

    Veja qual é a ordem cronológica dos filmes da Marvel

    Para ajudar você a assistir os filmes da Marvel em ordem cronológica, a seguir, está uma lista de acordo com a ordem certa.

    Capitão América: O Primeiro Vingador (1943-1945)

    / Sequência dos filmes da Marvel – Imagem: reprodução

    Começando com os filmes da Marvel em ordem cronológica, Capitão América se passa na década de 40 durante a 2ª Guerra Mundial. O filme retrata a transformação de Steve Rogers (Chris Evans) no Capitão América — ele é um dos primeiros heróis criados.

    Capitã Marvel (1995)

    Com um salto bastante considerável, mas seguindo a ordem cronológica dos filmes da Marvel, chegamos aos anos 90. Nesse filme — primeiro solo sobre uma heroína da Marvel — mostra o período em que Carol Danvers vive a Capitã Marvel (Brie Larson) em solos terrestres.

    Homem de Ferro (2008)

    Na sequência dos filmes da Marvel, esse filme apresenta Tony Stark (Robert Downey Jr.), um industrial bilionário e inventor brilhante que realiza testes bélicos no exterior. No filme, ele é sequestrado por terroristas que o forçam a construir uma arma devastadora e ele os enfrenta.

    O Incrível Hulk (2008)

    O filme conta a história de Hulk, também conhecido como Bruce Banner (Edward Norton) que precisa aprender a ter calma para não se transformar no gigante verde que destrói tudo. O filme tem a primeira cena pós-crédito com Tony Stark e traz referências ao Capitão América.

    Homem de Ferro 2 (2011)

    Seguindo a ordem dos filmes da Marvel, chegamos ao segundo filme do Homem de Ferro. Aqui, é apresentado um inimigo que ameaça atrapalhar o bilionário e também é introduzida, pela primeira vez, a Viúva Negra ( Scarlett Johansson).

    Thor (2011)

    No número 6 dentro da ordem cronológica da Marvel está Thor, o deus nórdico interpretado por Chris Hemsworth. O filme foca na origem do super herói dentro do universo. Nesse filme, aparece o famoso vilão Loki (Tom Hiddleston) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner).

    Os Vingadores (2012)

    O primeiro grande encontro dos Vingadores marca o sétimo filme da ordem cronológica dos filmes da Marvel. Nele, aparecem figuras como Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Thor, Viúva Negra e Gavião Arqueiro.

    Homem de Ferro 3 (2012)

    / Veja a ordem dos filmes da Marvel – Imagem: Shutterstock

    O Homem de Ferro 3 se passa após o encontro dos vingadores. No filme, o super herói crecisa lidar com as consequências da batalha de Nova York, que gira em torno de uma campanha nacional de terrorismo nos Estados Unidos contra ele.

    Thor: O Mundo Sombrio (2013)

    No segundo filme sobre sua vida – que marca o nono na ordem de filmes da Marvel — Thor vai tentar salvar sua companheira Jane (Natalie Portman) e, ainda, todo o universo. Até o seu traiçoeiro irmão Loki o ajuda no filme.

    Capitão América: Soldado Invernal (2014)

    O segundo longa sobre Capitão América se passa em 2014, também depois dos eventos catastróficos em Nova York. Sua luta contra o soldado invernal luta ao lado da Viúva Negra (Scarlett Johansson) e do Falcão (Anthony Mackie).

    Guardiões da Galáxia (2014)

    Agora é a vez dos Guardiões da Galáxia, que expandem o universo para além da terra. Peter Quill (Chris Pratt) é o Senhor das Estrelas e junto com outros heróis formam o grupo. Na história também é apresentado Thano e a Joia do Poder, que vai impactar em próximos filmes.

    Guardiões da Galáxia Vol.2 (2014)

    O segundo filme dos Guardiões da Galáxia entra em sequência nos filmes da Marvel. Nesse segundo volume, o universo precisa ser, mais uma vez, salvo pelo grupo. Nele, o destaque vai para “baby Groot”, interpretado por Vin Diesel, na versão bebê.

    Vingadores: Era de Ultron (2015)

    O enredo desse filme dos vingadores envolve a criação de uma inteligência artificial por Tony Star. No entanto, a IA vira um Ultron (James Spader) e ameaça a humanidade. O longa também é responsável por apresentar o herói Visão (Paul Bettany) dentro do universo.

    Homem-Formiga (2015)

    Esse longa apresenta a história do Homem-Formiga, um herói que é menos conhecido no mundo da Marvel. É apresentado também o reino quântico e as chamadas Partículas Pym — que vai ter um papel importante no filme Vingadores: Ultimato.

    Capitão América: Guerra Civil (2016)

    Na ordem cronológica da Marvel, chegamos ao terceiro filme do Capitão América. A história se passa depois do Ultron. Os políticos decidem controlar os Vingadores e o impacto das situações. Essa decisão coloca gera um conflito entre o Homem de Ferro e o Capitão.

    Pantera Negra (2016)

    Pantera Negra apresenta o T’challa (Chadwick Boseman) e todo o reino de Wakanda. É o priemiro primeiro filme protagonizado por um ator negro no MCU e também o primeiro a levar prêmios no Oscar.

    Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2016)

    / Conheça a sequência dos filmes da Marvel – Imagem: Shutterstock

    Na ordem cronológica da Marvel, também há o filme que conta a história do Homem-Aranha (Tom Holland). O longa se passa após os eventos da Guerra Civil, no qual o herói tenta uma vaga no time dos vingadores — por isso, o “de volta ao lar”.

    Viúva Negra (2016)

    A Viúva Negra também entrou na ordem dos filmes da Marvel em 2016. É o primeiro filme solo sobre ela, mas se passa entre os eventos na guerra civil. A história mostra Natasha Romanoff fugindo e, ao mesmo tempo, sendo forçada a enfrentar seu passado

    Doutor Estranho (2016 a 2017)

    Doutor Estranho é o primeiro filme do feiticeiro dentro do MCU. O cirurgião Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) vai ter bastante dificuldade nos Estados Unidos e no Nepal. O longa também apresenta a Joia do Tempo.

    Thor: Ragnarok (2017)

    Terceiro filme sobre Thor na ordem dos filmes da Marvel, o longa gira em torno dos sumiços de Odin (Anthony Hopkins), o rei de Asgard e pai de Thor. A batalha de Thor vai ser com sua irmã mais velha, Hela, para impedir o Ragnarok.

    Homem-Formiga e a Vespa (2018)

    Nesse filme, o Homem Formiga, junto com Vespa (Evangeline Lilly) vai descobrir segredos do passo e resolver sua relação com o pai. Em relação aos filmes da Marvel em ordem cronológica, esse se passa um pouco antes da Guerra Infinita, com exceção da cena pós-créditos.

    Vingadores: Guerra Infinita (2018)

    Os eventos de Vingadores: Guerra Infinita acontecem imediatamente após os de Ragnarok. É um filme bem importante, que marca a luta contra o supervilão. Thao (Josh Brolin). Os vingadores tentam impedi-lo de reunir as seis joias do infinito.

    Vingadores: Ultimato (entre 2018 e 2023)

    / Qual é a ordem cronológica da Marvel? – Imagem: Shutterstock / Papin Lab

    Em seguida na ordem cronológica dos filmes da Marvel, temos o ultimato. O filme tem um salto temporal de 5 anos, De um lado, os vingadores lidam com a dizimação de Thanos, do outro, o Homem Formiga apresenta o Reino Quântico como solução para quem ficou.

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2023)

    É o primeiro filme com um protagonista asiático, Shang-Chi (Simu Liu), filho do líder de uma organização criminosa forte. Apesar de abandonar suas origens, ao ser atacado, ele se vê forçado a enfrentar seu passado. O filme acontece logo antes de Homem-Aranha: Longe de Casa.

    Eternos (2024)

    Na sequência dos filmes da Marvel e cinco após a dizimação de Thanos, Eternos conta a história de uma raça alienígena imortal emergente do anonimato depois de milhares de anos. Fazem parte do elenco grandes estrelas como Kit Harington, Salma Hayek e Angelina Jolie.

    Homem-Aranha: Longe de Casa (2024)

    Esse filme mostra Peter Parker lutando contra o vilão Mysterio e tentando conquistar sua amada MJ (Zendaya).

    Seguindo a ordem cronológica dos filmes da Marvel, ele se passa 8 meses depois de Vingadores: Ultimato.

    Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2024)

    No mesmo ano cronológico, Peter Parker tem a sua identidade secreta revelada e pede ajuda ao Doutor Estranho. O terceiro filme desse universo do Homem-Aranha explora o multiverso, com a aparição de outros homens-aranhas — Tobey Maguire e Andrew Garfield.

    Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura (2024)

    O segundo filme do Doutor Estranho também foca no multiverso e acontece logo após o filme do Homem-Aranha. O longa mostra as consequências tanto do longa do super herói das teias e também dos acontecimentos vistos na série Wanda Vision.

    Thor: Amor e Trovão (por volta de 2025 ou 2026)

    Esse filme não deixa claro exatamente qual é o ano que se passa, mas para os fins da ordem cronológica dos filmes da Marvel, tudo indica que se passa dois ou três anos desde Vingadores: Ultimato. É a quarta aventura solo do Deus do Trovão.

    Pantera Negra: Wakanda Forever (2025)

    O segundo filme de Pantera Negra se passa depois de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e, ao mesmo tempo, Thor: Amor e Trovão. Após a morte do rei i T’Challa, personagens de Wakanda lutam para proteger sua nação das potências intervenientes.

    Homem-Formiga e a Vespa: Quanto Mania (2025)

    Para fechar a sequência dos filmes da Marvel, os eventos desse filme também acontecem no mesmo intervalo de tempo que Thor: Amor e Trovão e Pantera Negra: Wakanda Forever.

    Homem-Formiga e a Vespa: Quanto Mania apresenta uma gigantesca aventura no mundo minúsculo do Reino Quântico.

    Não deixe de acompanhar as notícias do mundo pop na CNN

    Tópicos

    Tópicos