Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Oscar: por que “Anatomia de Uma Queda” não foi indicado como Filme Internacional?

    Longa francês concorre ao prêmio de Melhor Filme, mas não está na disputa que premia títulos estrangeiros

    Sandra Hüller interpreta a escritora alemã Sandra no thriller "Anatomia de uma Queda"
    Sandra Hüller interpreta a escritora alemã Sandra no thriller "Anatomia de uma Queda" Divulgação/Diamond Films

    Marina Toledoda CNN

    em São Paulo

    Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, “Anatomia de Uma Queda” tem sido um dos destaques da temporada. O filme francês venceu em todas as categorias que foi indicado no Prêmio do Cinema Europeu, além de ter garantido prêmios no Globo de Ouro e Critics Choice Awards.

    Agora, o longa tenta voltar com vitórias na principal premiação do cinema, o Oscar. Ele foi indicado em cinco categorias – Melhor Filme, Atriz (Sandra Hüller), Direção (Justine Triet), Roteiro Original e Montagem.

    Mas se o título concorre a Melhor Filme, por que não foi indicado a Melhor Filme Internacional também, como “Zona de Interesse”?

    Diferente de “Zona de Interesse” e “Parasita”, em 2020, que concorreram nas duas categorias, “Anatomia de Uma Queda” não foi o filme escolhido pela França como representante oficial.

    Todos os filmes indicados na categoria Melhor Filme Internacional foram escolhidos por comitês de cada país. É permitida apenas um representante por nação.

    Neste ano, a França acabou optando por “O Sabor da Vida”, de Tran Anh Hung, com Juliette Binoche e Benoît Magimel. No entanto, o filme acabou não sendo escolhido pela Academia.

    Em “Anatomia de Uma Queda”, uma mulher é suspeita do assassinar o marido e seu filho cego enfrenta um dilema moral como única testemunha.

    Veja os indicados ao prêmio de Melhor Filme no Oscar 2024

    Enquete – Qual filme deve levar o principal prêmio do Oscar?