Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Personalidades lamentam a morte de Gal Costa; veja mensagens

    Ícone da música popular brasileira (MPB) morreu nesta quarta-feira (9)

    Da CNN

    em São Paulo

    Personalidades lamentaram a morte de Gal Costa, ícone da música popular brasileira (MPB), nesta quarta-feira (9). A causa da morte da artista não foi informada.

    Em entrevista à CNN, a cantora Daniela Mercury declarou que “Eu desde criança tenho Gal como referência, como caminho artístico, por sua coragem, inovação e sua voz extraordinária. Uma voz que identifica o Brasil. Uma intérprete que quebrou com padrões vocais”, explica.

    O cantor Gilberto Gil se manifestou em publicação no Twitter.  “Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha”, disse Gil.

    “Ah, Brasil…que vazio. Sem Gal Costa, que tristeza sem fim”, disse Zélia Duncan. “Inacreditável pensar na vida sem Gal…”, afirmou Djavan, no Instagram.

    “Não consigo escrever sobre o que aconteceu. A Gal era tudo. Eu costumava dizer que ela era um tesouro, uma luz. Estou despedaçada. Perdemos hoje uma das maiores cantoras de todos os tempos. Eu digo e repito quantas vezes for preciso: eu te amo, muito! Te amarei por toda vida”, disse a cantora e compositora Teresa Cristina.

    A cantora Rita Lee disse: “O nome dela é Gal, a garota da voz de veludo…as forças de luz estão com você…”.

    Zeca Pagodinho publicou mensagem de pesar em seu perfil no Instagram. “Que tristeza imensa a partida de Gal Costa, um dos maiores nomes da nossa música! Que seu filho, seus familiares, amigos e fãs encontrem conforto nas boas lembranças que ela nos deixa!”, disse o cantor.

    Em vídeo publicado no Instagram, Maria Bethânia falou sobre a perda da amiga. “Em choque, triste demais, difícil demais. Nunca pensei em um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal”, disse a cantora (veja o vídeo abaixo).

    Nando Reis também publicou mensagem no Twitter: “Para mim a compreensão da vida, do mundo, de tudo se dá através da musica. A musica é minha mãe, voz de mulher e a voz que definiu o sentido de tudo, a beleza que há na vida que se dá no mundo é a voz de Gal. Mãe de todas as vozes, sem Gal o mundo está mudo”.

    A cantora Leci Brandão publicou no Twitter: “Gal Costa se foi. Difícil acreditar! Uma das maiores intérpretes do Brasil, ajudou a fazer uma revolução na música brasileira. Impactou não só por sua voz ímpar, mas por ter postura avançada e inspiradora. Que nossa Musa descanse em paz. Obrigada por tudo!”, disse.

    “Que vazio, que silêncio na música brasileira. Sua voz é eterna dentro de todos nós. Obrigada por ensinar tanto! Gal, luz infinita”, disse Marisa Monte.

    A roqueira Pitty destacou Gal como referência musical. “GAL superlativa, das gigantes que caminharam sobre a terra. te amo pra sempre <3 referência imortal”.

    Vanessa da Mata destacou o impacto da artista ao longo das gerações. “Não tenho palavras para definir tamanha perda. A cara do Brasil. A voz mais linda e sentida de mtas gerações. Uma das maiores vozes do mundo de todos os tempos. Espontânea, verdadeira, livre! Estou paralisada. Me sinto órfã como artista brasileira. Nunca estive preparada para a despedida dessa geração brilhante”.

    “Seu nome é Gal e vai estar escrito pra sempre no coração da música popular brasileira! Que mulher, que cantora, que ícone! Fica difícil de acreditar! Hoje tem música boa no céu!”, disse o cantor Diogo Nogueira, no Instagram.

    “Sua voz, nossa vida. Obrigado Gal”, disse Lulu Santos no Instagram.

    “Inigualável”, disse Toquinho: “Gal, Gal, Gal….. Que perda. Muita tristeza. Grande voz. Inigualável. Conheci Gal quando era a Gracinha. Filha de Mariá e grande amiga. Fica em paz minha querida Gal”, disse o compositor que concedeu entrevista à CNN.

    O autor e novelista Walcyr Carrasco disse no Instagram: “Uma grande perda. Gal Costa, obrigado por sua imensa contribuição para nossa cultura. Você será eterna! Um dos maiores nome da música brasileira nos deixa hoje, aos 77 anos”.

    “Nosso tesouro se foi, profunda tristeza. Deixou seu legado de artista de cantora de revolucionária e comigo além de tudo, esse terno abraço num dos nossos últimos encontros. Te amo”, publicou Samuel Rosa, do Skank.

    O ator Bruno Gagliasso também manifestou pesar. “Gal é única. Uma lenda. Uma artista que faz parte da vida de cada um de nós. Gal Costa traduziu lindamente nossas emoções e seguirá como parte da nossa cultura e identidade. Obrigado por tanto, Gal. EVOÉ!”, disse.

    A cantora Daniela Mercury publicou um vídeo do último encontro com Gal pessoalmente.

    “Como viver sem Gal? Estou partida ao meio. Não sei como me despedir da maior cantora da MPB. A gente nunca se despede dos eternos. A voz feminina mais bela e importante do mundo para mim. Minha amiga Maravilhosa, extraordinária e personalíssima intérprete. Deusa tropicalista. Vanguarda da MPB. Protagonista de cenas históricas. Uma das maiores artistas do planeta. Referência obrigatória para todas e todos”, disse Daniela.

    Maria Gadu destacou o poder da voz de Gal Costa no Instagram.

    “A voz. Dilacerante, certeira, aguda e grave, molhada e seca feito um vento. A risada. Nada vai tirar o impacto de gal no mundo. nada vai tirar o impacto de sua partida. Não há silêncio. no meu coração escuto bem alto dizendo: MEU NOME É GAL!! A gente sabe, Gal!!! A gente ama!!! Hoje a eternidade ganha a voz do brasil e o nosso coração uma dose abundante de tristeza profunda”, disse Gadu.

    “Uma deusa, estrela que brilhava aqui na terra, subiu pro céu. Uma escola toda, o Brasil que eu rezo todo dia pra gente não esvair. Água Viva, Balancê, fruta -gogóia, Avarandada nossa, puro cinema tropical. Obrigada por tanto Gal, te amo!”, disse a cantora Ceu, no Instagram.

    Valesca Popozuda afirmou no Twitter: “Que triste a morte de Gal Costa!! Que descanse e que a família fique bem, meus sinceros pêsames”.

    “Você sob um céu de estrelas, num verão do passado, tocando London, London, eu lembro. Estava apaixonado. Você nos ensinou a amar com sua arte! Querida Gal, que linda jornada! Até um dia!”, disse o ator e diretor Miguel Falabella.

    A morte da artista também foi comunicada no perfil oficial no Instagram pela assessoria de imprensa.

    (Publicado por Lucas Rocha, com informações de Carolina Figueiredo, Gabriela Ghiraldelli, Vinícius Bernardes)