Prévia do Emmy: Por que “Ted Lasso” defenderá sua coroa e “The Crown” não
Confira os destaques da maior premiação da televisão americana, que acontece nesta segunda-feira, 12 de setembro
“Succession”, vencedor do Emmy 2020 de melhor série dramática, será um dos principais candidatos na cerimônia deste ano que acontece nesta segunda-feira, 12 de setembro. Mas engana-se quem pensa que o drama da HBO pode vencer o campeão do ano passado, “The Crown”, da Netflix, pois esse confronto terá de esperar.
Era uma vez, séries de sucesso estreavam obedientemente a cada outono, o que significava que os espectadores podiam contar com dramas como “Hill Street Blues” e “ER”, ou seriados como “Cheers” e depois “Frasier”, para estar na disputa todos os anos.
Agora, no entanto, as séries de prestígio tendem a operar em seu próprio tempo, pulando anos – ou mais – entre as suas temporadas. Acrescente a pandemia, que interrompeu os cronogramas de produção, e os espectadores devem ser perdoados se não puderem acompanhar o que é elegível de um ano para outro.
Veja “Barry” e “Atlanta” (ambos concorrendo como melhores comédias), que após um longo período retornam à briga pelos prêmios (a primeira série concorre em várias categorias, a segundo, com o astro Donald Glover) pela primeira vez desde 2019 e 2018, respectivamente.
Entre os indicados a melhor drama, os já mencionados “Succession”, “Stranger Things”, “Euphoria”, “Better Call Saul” e “Ozark” ficaram de fora de 2021, com os novos programas “Round 6”, “Jaqueta Amarela” e ” Separação” completando o campo. Mas eles não precisam se preocupar em competir com “The Handmaid’s Tale”, que estreia sua quinta temporada apenas dia 14 de setembro.
“Ted Lasso”, enquanto isso, terá a chance de repetir como melhor comédia, o que significa que o programa da Apple TV+ pode defender sua coroa, mas “The Crown”, não – que estreia a 5ª temporada apenas em novembro.
“Hacks” também faz uma nova participação, enquanto a competição indiscutivelmente mais dura deste ano inclui os novos jogadores “Abbott Elementary” e “Only Murders in the Building”, juntamente com quatro séries que não estavam no menu de 2021: “Barry ,” “A Maravilhosa Sra. Maisel”, “O que Fazemos nas Sombras” e “Reduza Seu Entusiasmo”.
Certas séries merecem atenção, devido à janela de elegibilidade do Emmy, que cobre o período de 12 meses, de junho a maio.
Tanto “Stranger Things” quanto “Better Call Saul” dividiram suas temporadas, com as primeiras metades caindo dentro desse prazo, enquanto a última não, o que significa que essas séries serão elegíveis novamente em 2023.
O calendário do Emmy pode gerar essa confusão dependendo de quando a série estreia. Se, por exemplo, você acabou de assistir a segunda temporada de “Only Murders in the Building”, do Hulu, lembre-se, é a primeira temporada que está indicada este ano.
Séries limitadas essas questões. Novamente, a competição será acirrada com “Dopesick”, do Hulu, “The Dropout” e “Pam & Tommy”, “Inventando Anna”, da Netflix e “The White Lotus” da HBO – o único que não é baseado em uma história real.
Os caprichos do calendário e das regras do Emmy desempenham um papel. Veja a prequela de “Star Wars”, “Obi-Wan Kenobi”, que estreou pouco antes do prazo de 31 de maio, mas se recusou a disponibilizar os episódios subsequentes com antecedência aos eleitores, adiando sua participação até 2023. (A estrela Ewan McGregor ganhou seu primeiro Emmy no ano passado por “Halston”, da Netflix.)
Entre as plataformas de streaming que mais receberam indicações HBO e HBO Max totalizaram 26 prêmios, seguidos pela Netflix com 23, Disney+ (9), Hulu (8) e Amazon Prime (6).
“Stranger Things”, “Euphoria” e “The White Lotus” arrecadaram cinco prêmios cada no último fim de semana (e podem somar a esses totais em 12 de setembro), assim como o especial “Adele: One Night Only” e a série documental “The Beatles: Get Back”.
“Succession”, que ganhou nove Emmys em 2020, até agora recebeu apenas um prêmio, pelo excelente elenco. Ou, para ser mais preciso, elenco excepcional entre os dramas televisionados durante o período de elegibilidade de 2021/2022.
O Emmy, realizado em Los Angeles, com apresentação de Kenan Thompson (“Saturday Night Live”), vai ao ar nesta segunda-feira (12).