Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Quem é Adam Pearson, ator com doença rara e degenerativa que estrela filme?

    Britânico com neurofibromatose tipo 1 protagoniza "Um Homem Diferente", filme que estreia no Brasil durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2024

    Flávio Pintocolaboração para a CNN

    Um dos destaques da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2024 é “Um Homem Diferente“, produção estrelado por Sebastian Stan (“Capitão América”), 42, que interpreta um personagem com neurofibromatose, uma condição genética rara. O filme também conta com a participação do ator e apresentador britânico Adam Pearson, 39, que, ao contrário de Sebastian, nasceu realmente com essa condição.

    Conhecido pelo filme “Sob a Pele”, estrelado por Scarlett Johansson, Pearson nasceu com neurofibromatose, um grupo de doenças genéticas que provoca o crescimento de tumores benignos nos nervos. Ele tem a forma tipo 1 da condição, que pode se manifestar em qualquer parte do corpo.

    A neurofibromatose tipo 1, a forma mais comum da condição, é caracterizada por manchas “café com leite” na pele, que aparecem desde a infância. Também podem surgir nódulos de Lisch na íris do olho, que não afetam a visão.

    Na idade adulta, muitos pacientes desenvolvem neurofibromas, tumores benignos localizados na pele ou sob ela, além de poderem aparecer em nervos próximos à medula espinhal. Adam também tem um irmão gêmeo, Neil Pearson, que possui a doença.

    Em entrevista à revista People, o ator revelou que já se submeteu a 39 cirurgias para remover tumores que continuam a se formar. “Eles crescem lentamente, então é um ciclo sem fim”, comentou.

    Contudo, ele não se vê como uma vítima dessa circunstância. “É fácil ficar preso em pensamentos como ‘não é justo’ ou ‘por que a vida é tão cruel?’ Mas isso não traz solução alguma“, disse Pearson, que ficou sem visão em um dos olhos devido aos tumores.

    “Sei que algumas pessoas na comunidade de deficiência afirmam: ‘Não é meu trabalho educar você sobre deficiência.’ No entanto, nós somos os especialistas nesse assunto. Acredito que, se não estiver educando, estou sendo imprudente e irresponsável“, disse Pearson à publicação, referindo-se ao seu papel como embaixador da condição.

    “Um Homem Diferente”

    Em “Um Homem Diferente”, acompanhamos a história de Edward (Sebastian Stan), um homem que, após realizar uma cirurgia de reconstrução facial, se sente vê obcecado por um ator, Oswald (Pearson), que participa de uma peça teatral inspirada em sua vida anterior. O elenco do filme também conta com Renate Reinsve, conhecida por sua atuação em “A Pior Pessoa do Mundo”.

    Imagem do filme "Um Homem Diferente"
    Adam Pearson e Sebastian Stan estrelam a dramédia que será lançada na Mostra de Cinema de São Paulo 2024 • Reprodução

    O longa-metragem teve sua estreia no Festival de Cinema de Sundance deste ano e, em seguida, foi apresentado no Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde Sebastian Stan recebeu o Urso de Prata de Melhor Ator por sua performance no filme.

    No Rotten Tomatoes, site que compila críticas de filmes e séries, “Um Homem Diferente” obteve 91% de aprovação entre os críticos. O consenso da plataforma ressalta que a obra é “surreal e inquietante”, oferecendo uma “abordagem arrojada e provocativa” sobre questões sérias.

    “Um Homem Diferente” ainda não conta com previsão de estreia no circuito comercial brasileiro. O filme, no entanto, será exibido na Mostra Internacional de Cinema de São 2024.

    Assista ao trailer de “Um Homem Diferente”

    Confira os principais lançamentos do 2º de semestre de 2024 nos cinemas

    Sebastian Stan defende a Marvel: “Filmes importantes para a indústria”

     

    Tópicos