Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Quem é quem na família de Chico Buarque: de intelectuais a artistas

    Maior representante da linhagem, cantor possui uma árvore genealógica repleta de nomes importantes e conhecidos

    Chico Buarque vem de uma família repleta de intelectuais e artistas
    Chico Buarque vem de uma família repleta de intelectuais e artistas Reprodução/Instagram

    Aline Oliveirada CNN

    Chico Buarque, que completará 80 anos de idade na próxima quarta-feira (19), faz parte de uma importante família brasileira. Ao longo da história, muitos Buarque de Holanda se destacaram e ainda são reconhecidos nacionalmente.

    Filho da intelectual Maria Amélia Alvim Buarque de Hollanda e do historiador Sérgio Buarque de Holanda, o cantor de MPB foi casado com a atriz Marieta Severo. Juntos, o ex-casal deu frutos para ainda mais nomes que se destacam na nossa cultura.

    Saiba quem é quem na família de Chico Buarque:

    Bisavô do cantor

    Cesário Alvim

    Na parte da família materna do cantor, seu avô foi um advogado, economista e fazendeiro. Nascido em Minas Gerais em 1889, ingressou na carreira política e foi nomeado presidente da província do Rio de Janeiro em 1884, permanecendo no cargo até 1886.

    De 1891 a 1892, trabalhou como presidente da província de Minas Gerais. Já de 1898 a 1899, foi prefeito do Distrito Federal.

    Avô do cantor

    Cristóvão Buarque de Hollanda Cavalcanti

    Avô paterno de Chico Buarque, Cristóvão foi um farmacêutico e professor universitário. Nascido em Pernambuco em 1864, ele idealizou e fundou a Escola de Farmácia, além da Sociedade Farmacêutica Paulista.

    Pais do cantor

    Maria Amélia e Sérgio Buarque são os pais de Chico Buarque / Reprodução/Instagram/ @ana_de_hollanda

    Maria Amélia Buarque de Hollanda

    Neta de Cesário Alvim, Maria Amélia nasceu em 1910, no Rio de Janeiro. Casou-se em 1936 com Sérgio Buarque de Holanda, com quem teve sete filhos, entre eles Chico Buarque, Miúcha, Ana de Holanda e Cristina Buarque.

    Pintora, intelectual e política, foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) e colaborou em parte da obra de seu marido. Maria Amélia morreu em 2010, menos de quatro meses após completar 100 anos de idade.

    Sérgio Buarque de Holanda

    Filho de Cristóvão Buarque de Holanda, Sérgio foi um historiador, sociólogo e escritor, que também colaborou na criação do Partido dos Trabalhadores (PT).

    Escreveu o ensaio “Raízes do Brasil”, um de seus trabalhos mais conhecidos, além de trabalhar como professor em lugares como na Universidade do Distrito Federal e na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Sérgio morreu aos 79 anos, em 1982.

    Irmã do cantor

    Heloísa Maria Buarque de Hollanda (Miúcha)

    Mais conhecida como Miúcha, a irmã de Chico Buarque foi casada com o cantor João Gilberto, com quem teve Bebel Gilberto. Cantora e compositora, lançou parcerias com Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho e outros grandes nomes. Faleceu em 2018, aos 81, durante o tratamento de um câncer de pulmão.

    Anna Maria Alvim Buarque de Hollanda

    Conhecida como Ana de Holanda, também é cantora, além de produtora, diretora teatral, roteirista e atriz. De janeiro de 2011 a setembro de 2012, foi ministra da Cultura do governo Dilma Rousseff.

    Maria Christina Buarque de Holanda

    Cristina Buarque seguiu os passos dos irmãos, sendo cantora e compositora. Em 1974, se tornou conhecida nacionalmente com a gravação da música “Quantas Lágrimas”, escrita por Manaceia.

    Sobrinha do cantor

    Bebel Gilberto

    Filha de Miúcha e João Gilberto, a sobrinha de Chico Buarque também seguiu carreira artística e se tornou cantora. Desde pequena tinha o hábito de acompanhar sua mãe e seu tio. Foi uma das grandes amigas de Cazuza, com quem escreveu muitas músicas, como “Eu Preciso Dizer Que Te Amo”.

    Cônjuges do cantor

    Chico Buarque foi casado com Marieta Severo por 33 anos / Reprodução/Instagram/ @clara.buarque

    Marieta Severo

    Atriz, Marieta Severo foi casada com Chico Buarque de 1966 a 1999. Juntos os dois tiveram três filhas: Sílvia Buarque, Helena e Luísa.

    Carol Proner

    Advogada e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Caroline se casou com o músico em setembro de 2021. Eles estão juntos até hoje.

    Filhas do cantor

    Sílvia Buarque

    Fruto do casamento de Marieta com Chico Buarque, nasceu na Itália e se tornou atriz. Atuou em novelas como “Perigosas Peruas” (1992), “América” (2005) e Caminho das Índias” (2009). É casada com o ator Chico Díaz.

    Helena Buarque

    Apesar de discreta, Helena foi casada com o cantor Carlinhos Brown durante anos. Nesse tempo, tiveram quatro filhos juntos: Francisco, Clara, Cecília e Leila.

    Luísa Buarque

    Sem demonstrar interesse pela carreira artística, Luísa tem graduação, mestrado e doutorado em filosofia. É professora adjunta do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Casou-se com o ator Claudio Baltar, com quem teve Lia Buarque.

    Netos do cantor

    Chico Buarque ao lado dos netos, Chico Brown e Clara Buarque / Reprodução/Instagram

    Francisco Brown

    Filho mais velho de Helena Buarque e Carlinhos Brown, Francisco é mais conhecido como Chico Brown. Ao seguir os passos do pai e do avô, o jovem se tornou músico.

    Clara Buarque

    Cantora e atriz, Clara também é fruto do casamento de Helena com Carlinhos. Estreou na televisão na novela “Travessia”, mas acumula trabalhos no teatro e cinema, como o filme “Ó Pai, Ó 2”.

    Lia Buarque

    Filha de Luísa Buarque e do ator Claudio Baltar, a jovem seguiu carreira artística e se tornou cantora, sendo capaz de tocar instrumentos como flauta, violino e cavaquinho.