Quem é Sally Rooney, autora de best-sellers que viraram séries de TV
Escritora irlandesa está prestes a lançar seu quarto livro; ela é responsável por obras como "Pessoas Normais" e "Conversas Entre Amigos"
Muitos escritores demoram anos para obter sucesso. Lançam diversos livros até um vingar, vender milhares de cópias e publicar em outros países. Mas esse não foi o caso de Sally Rooney, que está prestes a lançar seu quarto livro e já foi indicada a diversos prêmios e teve duas obras adaptadas para a TV.
A autora irlandesa começou a escrever na adolescência e assinou contos e poesias em livros coletivos e revistas. Ela escreveu seu primeiro romance em 2017, intitulado “Conversas Entre Amigos”, quando estava terminando seu mestrado em literatura americana. A editora inglesa Faber & Faber comprou os direitos da obra e a publicou em 12 países.
O livro recebeu diversas indicações a prêmio e Rooney foi premiada como Jovem Escritor do Ano pelo Sunday Times. O romance foi bem recebido pela crítica e desde de seu lançamento já vendeu mais de 78 mil cópias, segundo a Vox.
No ano seguinte, Rooney publicou seu maior sucesso, “Pessoas Normais”, que vendeu mais de um milhão de cópias ao redor do mundo e também lhe rendeu prêmios, como livro do ano no British Book Awards. A história de Connell e Marianne foi adaptada para TV e ganhou uma série em 2020, estrelada por Paul Mescal e Daisy Edgar-Jones.
A minissérie de 12 episódios recebeu uma aprovações de 91% da crítica especializada e 92% público no Rotten Tomatoes, principal agregador de crítica da web, além de ter sido indicada ao Emmy e Bafta, premiações de prestígio dos Estados Unidos e Reino Unido, respectivamente. Com isso, os produtores responsáveis decidiram também adaptar “Conversas Entre Amigos”, em 2022, que contou com Alison Oliver, Joe Alwyn e Jemima Kirke no elenco.
Já consolidada no mercado, Rooney lançou “Belo Mundo, Onde Você Está” em 2021, que se tornou um best-seller da Amazon ainda na pré-venda e integrou a lista do The New York Times. Ela lança seu quarto livro, “Intermezzo”, em setembro deste ano.
Escrita
Chamada pelo The New Yorker como “a primeira grande autora da geração milennial”, a autora irlandesa escreve justamente sobre os dilemas de sua geração, da transição entre a adolescência e o mundo adulto.
“Um aspecto maravilhoso do romance consistentemente maravilhoso de Rooney é a clareza feroz com que ela examina a auto-ilusão que tantas vezes apodrece ao lado do suposto autoconhecimento”, escreveu a revista.
Já o The Guardian destacou que Rooney “escreve muito bem sobre a condição de ser uma mulher jovem, talentosa, mas autodestrutiva, tanto na mentalidade quanto na fisicalidade”.
“Ela está atenta às grades invisíveis que aprisionam os aparentemente livres”, definiu a publicação.
Obras de Sally Rooney
- UK: “Conversation with Friends” (2017); Brasil: “Conversas Entre Amigos” (Alfaguara, 2017)
- UK: “Normal People” (2018); Brasil: “Pessoas Normais” (Companhia das Letras, 2019)
- UK: “Beautiful World, Where Are You” (2021); Brasil: “Belo Mundo, Onde Você Está” (Companhia das Letras, 2021)
- UK: “Conversation with Friends” (2017); Brasil: “Conversas Entre Amigos (Nova Edição)” (Companhia das Letras, 2022)
- UK: “Intermezzo” (2024); Brasil: “Intermezzo” (Companhia das Letras, 2024)
Veja também: Livros que vão virar série ou filme em 2024
- 1 de 10
"Fazendo Meu Filme", de Paula Pimenta, vai ganhar uma adaptação nas telas • Divulgação
- 2 de 10
O segundo filme de "Duna", baseado na obra de Frank Herbet, chega aos cinemas em fevereiro • Divulgação
- 3 de 10
Uma nova adaptação do clássico "A Cor Púrpura", de Alice Walker, será lançada • Divulgação
-
- 4 de 10
A ficção científica "O Problema dos 3 Corpos" chegará na Netflix como série
- 5 de 10
O livro "É Assim Que Acaba" virará filme; o longa será protagonizado por Blake Lively • Divulgação
- 6 de 10
"Strangers" virará filme e chega aos cinemas este ano • Divulgação
-
- 7 de 10
"Argylle" é um adaptação do livro homônimo escrito por Elly Conway • Divulgação
- 8 de 10
"Mickey 7" ganhará uma versão nos cinemas sob comando de Bong Joon-ho e protagonizada por Robert Pattison • Divulgação
- 9 de 10
Uma versão cinematográfica de "The Watchers" estreia neste ano • Divulgação
-
- 10 de 10
"O Simpatizante" virará série da HBO