Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Relembre as músicas sertanejas que marcaram as trilhas sonoras das novelas

    Chitãozinho e Xororó tiveram diversas faixas presentes em diferentes histórias da teledramaturgia brasileira

    Chitãozinho e Xororó emplacaram "Sinônimos" em mais de uma novela
    Chitãozinho e Xororó emplacaram "Sinônimos" em mais de uma novela Reprodução/Instagram

    Mariana Valbãocolaboração para a CNN

    Além de longos anos de carreira pelos palcos, alguns artistas sertanejos também tiveram seus clássicos imortalizados por outro meio: na teledramaturgia brasileira. Algumas das músicas mais famosas também ficaram conhecidas por marcar momentos das novelas consumidas por milhares de brasileiros.

    Com sucessos presentes em algumas trilhas sonoras, duplas como Chitãozinho & Xororó e Zezé Di Camargo & Luciano se destacam nesse quesito. Ambas as duplas, inclusive, tiveram a história contada em produções como filmes e séries.

    Fato é que a bagagem musical desses artistas marcou algumas novelas da nova e velha geração. “Sinônimos”, por exemplo, de Chitãozinho e Xororó esteve presente tanto em “A Favorita” (2008) e em “Terra e Paixão” (2023).

    O cantor sertanejo Leonardo também coleciona faixas inseridas em trilhas sonoras de novelas da TV Globo. “Doce Mistério” em “O Rei do Gado” (1996) e “Sinhá Moça” em “Sinhá Moça” (2006) são alguns dos exemplos.

    Capítulos de “Tieta”, “Mulheres de Areia” e “A Dona do Pedaço” também foram marcados pela música sertaneja com alguns sucessos que tocam até hoje.

    Relembre as músicas sertanejas que marcaram as trilhas sonoras das novelas:

    A presença de Chitãozinho & Xororó nas trilhas

    “Terra e Paixão” (2023)

    Com mais de 50 anos de carreira, Chitãozinho e Xororó embalaram alguns romances das novelas. No ano passado, a canção “Sinônimos” foi tema da novela “Terra e Paixão”, que tinha como protagonista a personagem Aline, interpretada por Barbara Reis.

    “A Dona do Pedaço” (2019)

    Outro clássico da música sertaneja cantado pela dupla, “Evidências” foi a música escolhida para o romance entre a personagem Maria da Paz, vivida por Juliana Paes, e Amadeu, interpretado por Marcos Palmeiras, na novela “A Dona do Pedaço”, de 2019.

    “A Favorita” (2008)

    Marcada pela música sertaneja, a novela “A Favorita” também teve como trilha a canção “Sinônimos”. Além da faixa de Chitãozinho e Xororó, canções como “Tem Que Ser Você”, da dupla Victor e Leo, “De Tanto Te Querer”, de Jorge e Mateus”, e “Vida Louca”, de Rio Negro e Solimões, embalaram a trama.

    “Esperança” (2002)

    Na novela de 2002, a música “Eu e o Sabiá” foi tema dos personagens Beatriz e Marcello, vividos por Miriam Freeland e Emilio Orciollo Netto, respectivamente. A canção tinha duas versões, uma em portuguê e a outra em italiano.

    “Estrela-Guia” (2001)

    Protagonizada por Sandy, filha de Xororó, a novela contava com a canção “Bailão de Peão”. A faixa era reproduzida nas cenas do casal Daphne e Alaor, interpretados por Lilia Cabral e Sergio Mamberti.

    “Corpo Dourado” (1998)

    Na trama “Corpo Dourado”, a dupla teve a música “Pura Emoção” inserida na trilha sonora. A letra foi escolhida para a protagonista da novela, a vaqueira Selena, vivida pela atriz Cristiane Oliveira.

    “O Rei do Gado” (1996)

    A novela “Rei do Gado”, exibida pela primeira vez em 1996, contava a saga do fazendeiro Bruno Mezenga. A faixa de Chitãozinho e Xororó presente na trama se chama “Coração Sertanejo”.

    “Mulheres de Areia” (1993)

    Em 1993, a música “Pensando em Minha Amada” era reproduzida durante as cenas do personagem Alaor, vivido por Humberto Martins.

    “Pedra sobre Pedra” (1992)

    Um ano antes, foi a vez de “Brincar de Ser Feliz” estar presente na novela “Pedra sobre Pedra”. A música foi escolhida para os personagens Daniela, interpretado por Patrícia Furtado, e Tibor, vivido por Eduardo Moscovis.

    “Barriga de Aluguel” (1990)

    Há 34 anos, a dupla já tinha uma das canções embalando novelas. Em 1990, “Nuvem de Lágrimas” foi escolhida para o personagem João, vivido por Humberto Martins, na novela “Barriga de Aluguel”.

    “Tieta” (1989)

    Um dos maiores clássicos sertanejos da dupla, “No Rancho Fundo” fez parte da trilha sonora de “Tieta”, no ano de 1989. A canção embalou as cenas do personagem Osnar (José Mayer).

    Zezé Di Camargo & Luciano

    “Araguaia” (2010)

    Conhecidos por grandes clássicos da música sertaneja como “É o Amor”, Zezé Di Camargo e Luciano fizeram parte de diversas tramas através de suas músicas. “Mentes tão Bem”, da dupla, embalou as cenas de Estela (Cleo Pires) e Solano (Murilo Rosa), na novela “Araguaia”, em 2010.

    “Paraíso” (2009)

    “Faça Alguma Coisa” foi o tema de mais um casal das telinhas vivido por Zefa, interpretada por Soraya Ravenle, e Eleutério (Reginaldo Faria).

    “Cabocla” (2004)

    A música da dupla sertaneja, “Nosso Amor É Ouro” esteve presente na trilha sonora de “Cabocla”, trama exibida em 2004. A faixa foi escolhida como tema do casal Neco (Danton Mello) e Belinha (Regiane Alves).

    “Chocolate com Pimenta” (2003)

    “Tristeza do Jeca”, lançada por Zezé Di Camargo e Luciano em 2003, foi escolhida para o personagem Timóteo (Marcello Novaes), da novela “Chocolate com Pimenta”.

    “Torre de Babel” (1998)

    A canção “Felicidade, Que Saudade de Você” fez parte de uma das novelas da década de 1990. Ela era reproduzida nas cenas do personagem Gustinho (Oscar Magrini).

    “O Rei do Gado” (1996)

    Com alguns hits sertanejos em sua trilha sonora, a novela “O Rei do Gado” também contou com a faixa “Sem Medo de Ser Feliz” para o personagem Ralf, também vivido por Oscar Magrini.

    “Cara e Coroa” (1995)

    “Foi a Primeira Vez” foi escolhida para o casal Cosme (Marcos Pasquim) e Leninha (Mônica Fraga), na novela “Cara e Coroa”.

    “Fera Ferida” (1993)

    Outra música de Zezé Di Camargo e Luciano, “Eu Só Penso em Você” foi escolhida para embalar um dos romances de “Fera Ferida”. A faixa foi selecionada para Teresinha (Camila Pitanga) e Wotan (Norton Nascimento)

    “Perigosas Peruas” (1992)

    Por fim, “Eu Te Amo” embalou as cenas da personagem Cida, interpretada por Vera Fischer.

    Leonardo

    “Araguaia” (2010)

    Canção de Almir Sater, “Tocando em Frente” nas vozes de Leonardo e Paula Fernandes fez parte da novela “Araguaia”, em 2010. O sertanejo também teve outros hits presentes em tramas.

    “Sinhá Moça” (2006)

    Em 2006, o cantor Leonardo embalou a abertura do remake de “Sinhá Moça” com a faixa que tinha o mesmo nome da novela.

    “Senhora do Destino” (2004)

    No folhetim televisivo “Senhora do Destino”, a música “Fantasias” era reproduzida durante as cenas do personagem Leandro, vivido pelo ator Leonardo Vieira.

    “Esperança” (2002)

    Já em carreira solo, o cantor Leonardo emplacou seu primeiro sucesso em uma trilha de novela. “Vem Sonhar” foi incluída na novela “Esperança”, exibida em 2002 como tema dos protagonistas Toni (Reynaldo Gianecchini) e Maria (Priscila Fantin).

    “Era Uma Vez” (1998)

    Última parceria com o irmão Leandro, que faleceria em 1998, “Um Sonhador” fez parte da trama “Era Uma Vez”. A música foi tema do protagonista Álvaro, interpretado por Herson Capri.

    “O Rei do Gado” (1996)

    Um dos sucessos sertanejos escolhidos para “O Rei do Gado”, a faixa “Doce Mistério” foi selecionada para o casal Lia (Lavinia Vlasak) e Pirilampo (Almir Sater).

    “Deus Nos Acuda” (1992)

    “Não Olhe Assim”, da dupla Leandro e Leonardo, foi escolhida na época para “Deus Nos Acuda”. A faixa foi selecionada para a personagem Uli, interpretada por Mylla Christie.

    “Felicidade” (1991)

    No início da década de 1990, quando ainda se apresentava com o irmão Leandro, que morreu em 1998, Leonardo teve a primeira música exibida em uma novela. “Você Ainda Vai Voltar” fez parte de “Felicidade”, exibida em 1991.

    João Carreiro

    “Araguaia” (2010)

    Cantor que fez dupla com Capaz, João Carreiro morreu no início do ano durante uma cirurgia no coração. Conhecido pelo Sertanejo Bruto, ele também embalou hits que se tornaram trilha sonora de novelas. Destaque no folhetim televisivo “Araguaia”, “Xique Bacanizado” obteve grande sucesso durante a exibição da trama, em 2010.

    “Paraíso” (2009)

    Uma das músicas mais conhecidas do sertanejo, “Bruto, rústico e sistemático” fez parte da trama “Paraíso”, em 2009.