Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Sabe o Sistema Solar mostrado nos livros didáticos? Na verdade, ele é bem diferente

    Iberê Thenório, do Manual do Mundo, mostra como os planetas são bem mais afastados uns dos outros

    Manual do Mundo mostra como os planetas são bem mais afastados uns dos outros
    Manual do Mundo mostra como os planetas são bem mais afastados uns dos outros Reprodução/YouTube

    Manual do Mundo

    A maioria dos desenhos do Sistema Solar, principalmente os modelos didáticos, mostram uma série de planetas alinhados, com as órbitas bem próximas, como se a distância entre eles fosse igual. Só que essas ilustrações são apenas uma representação artística bem simplificada.
    Nesse vídeo do Manual do Mundo, o maior canal de ciência e tecnologia da América Latina, o apresentador Iberê Thenório mostra como os planetas são bem mais afastados uns dos outros.

    A experiência usa uma bobina de papel, dessas de caixa de supermercado, para desenhar os planetas. Para conseguir colocar todos eles na bobina, que tem 30 metros, foi adotada a proporção de 64 cm para cada unidade astronômica (AU, na sigla em inglês).

    Uma UA é o equivalente a cerca de 150 milhões de quilômetros. Essa medida foi criada para representar distâncias astronômicas, pois os números ficariam enormes se fosse usada quilometragem. Pela convenção, 1 AU é a distância entre o Sol e a Terra.

    Entender essa proporção e como cada corpo celeste está muito longe um do outro, nos ajuda a compreender também porque é tão difícil receber as fotos dos robôs que foram enviados para Marte. Ou como é difícil enviar comandos para a sonda Voyager 2, que está mais distante que Plutão, e que recentemente perdeu a comunicação com a Terra.

    Além de mostrar como o nosso sistema solar é bastante “vazio”, Iberê Thenório traz uma série de informações e curiosidades sobre cada planeta. Você sabia, por exemplo, que Vênus gira ao contrário dos outros planetas? Confira isso e muito mais no vídeo.