Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Saiba onde assistir “Super Size Me: A Dieta do Palhaço”, de Morgan Spurlock

    Diretor passou um mês ingerindo apenas produtos comercializados no McDonald's e registrou os efeitos em sua saúde em um documentário

    Spurlock ganhou 11kg, um aumento de 13% em sua massa corporal
    Spurlock ganhou 11kg, um aumento de 13% em sua massa corporal Prime Video/Reprodução

    Giovana Christda CNN

    Morgan Spurlock, diretor conhecido pelo filme “Super Size Me: A Dieta do Palhaço“, morreu aos 53 anos na quinta-feira (23) vítima de um câncer. O cineasta ficou conhecido por fazer um experimento em 2003 onde só poderia comer alimentos comercializados em unidades do McDonald’s por um mês.

    No documentário, ele faz o relato das mudanças físicas e psicológicas que sofre durante o processo e tece uma crítica sobre o aumento da obesidade na sociedade norte-americana, que havia sido classificada como uma epidemia na época da produção. Como resultado das mudanças em sua alimentação, Spurlock ganhou 11kg, um aumento de 13% em sua massa corporal.

    Além disso, o diretor notou alterações de humor, disfunção sexual e acúmulo de gordura em seu fígado. Ao todo, foram necessários 14 meses para perder todo o peso adquirido no mês do experimento e, de acordo com o documentário, ele comeu a quantidade de refeições do McDonald’s que a maioria das nutricionistas recomenda ingerir em 8 anos.

    Nas regras em que criou, ele deveria: comer três refeições por dia em um dos estabelecimentos da franquia; experimentar todos os itens do cardápio pelo menos uma vez; comprar apenas o que vendesse no restaurante — incluindo água; aceitar quando o oferecessem a versão “gigante” dos combos — o que aconteceu nove vezes durante o processo; e tentar andar apenas a média de passos da população dos Estados Unidos que, na época, era 5.000 passos.

    Como impacto do documentário, o McDonald’s descontinuou o tamanho “gigante” de seu cardápio seis semanas após a divulgação da produção, entretanto alegou que a mudança não estava relacionada com as reflexões do filme.

    “Super Size Me: A Dieta do Palhaço” estreou no Festival de Cinema de Sundance de 2004 e foi indicado ao Oscar 2005 de Melhor Documentário de Longa-Metragem, perdendo para “Born into Brothels”. Se você quiser ver o documentário, ele está disponível no Prime Video.

    Mais da metade do mundo terá obesidade ou sobrepeso até 2035