#CNNPop

Sean Penn apresenta seu documentário em apoio à Ucrânia no Festival de Berlim

Produção é um perfil do presidente Volodymyr Zelensky e foi filmado quando os tanques russos entraram no país

Da Reuters
Ator e cineasta Sean Penn no 73º Festival Internacional de Cinema de Berlim no Grand Hyatt Hotel em 18 de fevereiro de 2023 em Berlim, Alemanha  • Sebastian Reuter/Getty Images
Compartilhar matéria

O ator e cineasta americano Sean Penn e seu co-diretor Aaron Kaufman lançaram seu novo filme "Superpower" no Festival de Cinema de Berlim na sexta-feira (17).

O documentário é um perfil do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e foi filmado quando os tanques russos entraram na Ucrânia há um ano.

Vestido com jeans e uma jaqueta bomber, Penn subiu ao palco no Verti Music Hall de Berlim, agradecendo aos organizadores da Berlinale por "respeitar tanto os ucranianos que estão travando uma luta em nosso nome".

A estreia aconteceu um dia depois que o presidente ucraniano apareceu na cerimônia de abertura do festival via videolink, instando os cineastas a tomar partido no que ele chamou de batalha entre liberdade e tirania, traçando um paralelo em seu discurso entre a invasão russa da Ucrânia e o Muro de Berlim.

"Por muitos anos, a Praça Potsdam foi dividida pelo Muro de Berlim", disse ele por meio de um link de vídeo. "Hoje a Rússia quer construir o mesmo muro na Ucrânia: um muro entre nós e a Europa, para separar a Ucrânia de sua própria escolha para o futuro."

Agora em seu 73º ano, a Berlinale deve sua reputação como o mais político dos principais festivais de cinema às suas origens como uma cidade dividida na linha de frente da Guerra Fria entre a União Soviética e o Ocidente.

O edição deste ano incluiu um foco nos protestos pró-democracia no Irã, bem como no conflito na Ucrânia. Filmes apoiados pelos governos iraniano e russo são proibidos

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais