Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Taylor Swift tem primeiro show no país hoje; confira o que você precisa saber

    Artista quebrou recordes na indústria fonográfica e mobilizou uma legião de fãs no estado fluminense para manifestação no Cristo Redentor

    Cantora norte-americana Taylor Swift em Los Angeles
    Cantora norte-americana Taylor Swift em Los Angeles 11/10/2023 REUTERS/Mario Anzuoni/Arquivo

    Iasmin Paivada CNN

    São Paulo

    Taylor Swift é facilmente um dos nomes mais estrondosos do pop no momento. Segundo a Recording Industry Association of America (RIAA, ou “Associação Americana da Indústria da Gravação”, em tradução livre), seus discos causaram um impacto enorme. “Fearless” é considerado um disco diamante por suas vendas,  enquanto “1989”, “Taylor Swift”, “Red”, “Speak Now”, “Lover”, “Reputation”, “Floklore”, “Midnights” e “Evermore” são platina.

    Para medir o sucesso da cantora, por exemplo, na semana de lançamento da versão da cantora de “1989”, vendeu mais de 1,6 milhões de unidades – sendo 1,3 milhões em mídia física. Esse é a sexta maior venda registrada na história do monitoramento da Luminate, empresas de dados do mercado musical, desde 1991. Taylor tem os três álbuns mais vendidos do ano, além de “1989 (Taylor’s Version)”, constam também “Midnights”, que vendeu 778.000; e “Speak Now (Taylor’s Version)”, ficando em terceiro, com 742.000 unidades vendidas, até o final de outubro. Seus 13 álbuns já chegaram a atingir o topo das litas de mais tocadas da Billboard, por exemplo.

    Taylor também é a artista mais ouvida no mundo no Spotify, com 109 milhões de ouvintes mensais, além de ter mais de 10 milhões de fãs no Deezer.

    Agora, todo o sucesso da loirinha do pop chega ao Brasil para a turnê “The Eras Tour” para o primeiro nesta sexta-feira (17), no Rio de Janeiro. A cantora fará três apresentações no Estádio Nilton Santos (Engenhão), também neste sábado (18) e domingo (19).

    Essa é a penúltima cidade que Taylor passará com sua turnê este ano. Após o Rio de Janeiro, ela seguirá para São Paulo na semana seguinte. “The Eras Tour” só será retomada, então, em fevereiro de 2024, na Austrália.

    A cantora dominou completamente a indústria musical este ano, com uma turnê que a tornou bilionária e quebrando recordes com suas músicas e seu filme lançado.

    Taylor Swift também foi destaque no mundo do cinema, ao conquistar o título de maior bilheteria na pré-venda dos Estados Unidos, com o filme da “The Eras Tour”, sua turnê mundial.

    Segundo o Deadline, o documentário musical arrecadou mais de US$ 37 milhões (aproximadamente R$ 180 milhões) em suas primeiras 24 horas de pré-venda nos três maiores circuitos de cinema apenas nos Estados Unidos.

    Por aqui, os fãs da artista aguardam ansiosamente os primeiros shows abertos ao público da cantora no país.

    Primeira vez da Taylor Swift no Brasil não contou muito

    Taylor veio pela primeira vez ao Brasil em 2012, para divulgar seu álbum “Red”, ela participou de alguns programas e realizou um pocket show – ou seja, uma apresentação peguena e fechada.

    Em 2019, a cantora chegou a anunciar datas no Brasil da turnê Lover Fest, para shows em 2020, mas não chegou a apresentar, devido à pandemia da Covid-19 que estourou naquele ano.

    Antes mesmo de desembarcar na cidade maravilhosa, Taylor Swift já mobilizou uma comoção para organizar uma homenagem a ela. Os fãs da artista pediram para colocar uma projeção temática no Cristo Redentor para a chegada da “The Eras Tour” – e a cidade maravilhosa atendeu ao pedido. A projeção ocorreu na noite de ontem (16), além de ajudar a arrecadar doações para o Santuário do Cristo Redentor.

    Saiba o que esperar dos eventos no Rio: 

    Como a expectativa está alta, confira o que esperar e como se programar para as apresentações da Taylor no Rio de Janeiro.

    Que horas abrem os portões?

    O público geral terá acesso ao estádio a partir das 16h, mas haverá uma entrada antecipada a partir das 15h para aqueles que comparam o pacote VIP.

    Confira os horários para entrar no estádio:

    • Abertura portões para quem tem VIP: 15h
    • Fechamento dos portões VIP: 15h45
    • Abertura dos portões geral: 16h

    Que horas começa o show?

    O show de abertura está previsto para começar às 18h25, com a apresentação da cantora Sabrina Carpenter. Depois, será a vez da Taylor subir ao palco.

    Onde vão acontecer os shows?

    As apresentações do Rio de Janeiro vão acontecer no Estádio Nilton Santos, que é também o estádio olímpico da cidade, e está situado no bairro do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

    Como chegar?

    A prefeitura da cidade anunciou um planejamento especial para os shows da cantora no Rio.

    Segundo nota da prefeitura, o Centro de Operações Rio, a CET-Rio, a Guarda Municipal, a Secretaria de Ordem Pública e a Comlurb farão ações especiais e contarão com um efetivo de 721 agentes.

    A principal recomendação ao público do evento é que utilize o transporte público para o deslocamento (trem e metrô). “As vias estarão bloqueadas à circulação de veículos e em todo o entorno do estádio estará proibido o estacionamento”.

    Durante os três dias de evento, o MetrôRio vai estender o horário de embarque na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h30. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).

    Enquanto isso, as demais estações funcionarão normalmente das 5h à meia-noite, na sexta e no sábado; e das 7h às 23h, no domingo, e, depois desse horário, ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

    A Estação Central do Brasil, partirão viagens de trem diretas para a Estação Olímpica do Engenho de Dentro.

    • Esquema da sexta-feira (17/11): os trens sairão da plataforma 4, com intervalos de 40 minutos entre 15h30 e 18h50;
    • Esquema do sábado (18/11) e do domingo (19/11): os trens também sairão da plataforma 4 da Central do Brasil para a Estação Olímpica Engenho de Dentro, com intervalos de 30 minutos entre 16h e 19h.

    Além de metrô e trens, os fãs de Taylor também  poderão chegar ao estádio por meio das seguintes linhas de ônibus:

    • Linhas que passam pela Av. Amaro Cavalcanti (sentido Cascadura) e pela Rua Daniel Carneiro (sentido Centro);
    • Linhas que passam pela Avenida Dom Hélder Câmara (sentido Centro, nas proximidades da Rua Henrique Scheid) e pela Rua Piauí (sentido Cascadura);
    • Linhas que passam pela Av. Dom Hélder Câmara (sentido Centro e sentido Cascadura), nas proximidades da Rua Henrique Scheid;
    • Linhas que passam pela Rua Piauí e pela Avenida Dom Hélder Câmara (sentido Centro, nas proximidades da Rua Henrique Scheid);
    • Linha que passa pela Rua Piauí e pela Avenida Dom Hélder Câmara (sentido Cascadura, nas proximidades da Rua Henrique Scheid);
    • Linha que passa pela Avenida Dom Hélder Câmara (sentido Centro, nas proximidades da Rua Henrique Scheid);
    • Linha que passa pela Avenida Dom Hélder Câmara (sentido Cascadura, nas proximidades da Rua Henrique Scheid).

    Confira o esquema de interdições nos arredores do estádio:

    Prefeitura Rio/CET-Rio

    Como vai ser a segurança do evento?

    O governo do Rio de Janeiro anunciou que irá reforçar o policiamento nas proximidades do Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, para os dias de apresentações da cantora Taylor Swift na capital fluminense.

    De acordo com o governo, mais de mil policiais estarão nas proximidades do Engenhão desde as 13h de cada um dos dias de evento.

    Cláudio Castro, governador do estado fluminense, disse que a estrutura de segurança montada contará com apoio de policiamento aéreo, que contará com helicópteros equipados com canhão de luz e drones.

    “O Rio de Janeiro tem a honra de ser o palco do show de uma das maiores cantoras do pop da atualidade, a Taylor Swift”, pontuou o governador.

    Haverá também reforço da segurança no transporte público da cidade durante os dias de evento.

    Veja também: Taylor Swift se surpreende com potência do público argentino