Tudo o que precisa ser "resolvido" no último capítulo de "Vale Tudo"
Novela exibe capítulo final nesta sexta-feira (17)

O último capítulo de "Vale Tudo" vai ao ar na noite de hoje (17) e as expectativas para o que vai acontecer estão altas. Além de finalmente descobrirmos quem é realmente o assassino de Odete Roitman (Debora Bloch), alguns personagens ainda estão com suas tramas pendentes..
Por outro lado, alguns núcleos já tiveram seu "arcos resolvidos", como o casal Afonso (Humberto Carrão) e Solange (Alice Wegmann), em que o rapaz conseguiu se recuperar de uma leucemia mieloide após um transplante, e seus filhos gêmeos nasceram no capítulo mais recente. Sem mais pontas soltas, não se espera grandes acontecimentos para o encerramento nesse núcleo.
Outros enredos que já estão 'resolvidos' incluem o casal André (Breno Ferreira) e Aldeíde (Karine Teles), e a família de Consuelo (Beliza Pombal) que inclui Daniela (Jessica Marques) e Luciano (Licínio Januário), que se casaram, e a matriarca que ganhou uma promoção para ser diretora da TCA. Em 1988, no capítulo final, Poliana (Pedro Paula Rangel) estava com um pedido de casamento pendente, após a noiva pedir para pensar se aceitaria ou não. Desta vez, o empresário (Matheus Natchtergalee) se entendeu como assexual e vive um relacionamento com a secretária Marieta (Cacá Ottoni), além de ter conseguido sucesso profissional como sócio de Raquel (Taís Araújo), sem pontas soltas em sua história.
Por isso, levantamos algumas tramas das quais espera-se um grande final:
Quem matou Odete Roitman?
Até o momento na trama, Heleninha (Paolla Oliveira) se entregou para a polícia dizendo que era a responsável pela morte da própria mãe. Alcoolizada há dias, a herdeira afirmou que não se lembrava de ter atirado na empresária, mas acreditava que poderia ter matado. Como tinha as digitais na arma, a artista foi culpada pelo crime.
Porém, ainda espera-se que o real culpado seja desvendado na trama. Apesar da polícia ter apontado cinco suspeitos, sendo estes Heleninha, Celina (Malu Galli), César (Cauã Reymond), Marco Aurélio (Alexandre Nero) e Fátima (Bella Campos), especula-se muito a possibilidade de haver uma sexta pessoa que visitou a vilã na grande noite ou até mesmo que Odete Roitman sequer teria morrido e sim armado a própria morte. O que quer que seja, deve ser resolvido no capítulo final.
Leonardo
Na versão de Manuela Dias, a autora optou por deixar o herdeiro dos Roitman vivo e ele desempenhou funções importantes sendo a chave para Odete ser odiada pela família e trazendo a cura para o irmão, Afonso. No mais recente capítulo, após um salto temporal, Celina diz que o sobrinho conseguiu uma melhora importante, aprendendo a se comunicar com gestos.
No encerramento, especula-se se o rapaz conseguirá ter uma recuperação maior de seu estado ou se até mesmo mentia sobre sua saúde e foi o assassino da própria mãe.
Marco Aurélio e Leila presos?
O penúltimo capítulo foi encerrado com o vilão conseguindo escapar da polícia com a esposa, fazendo a famosa "banana" para o Brasil. Porém, apesar de acreditar que conseguiu se safar, o avião começa a ter problemas técnicos e o piloto avisa que eles deverão pousar ou a nave vai cair. Diante de ser preso ou morrer, o episódio acabou com Marco Aurélio com a decisão em suas mãos.
Apesar de imagens do vilão e Leila (Carolina Dieckmmann) sendo pegos pela polícia terem sido divulgadas pela imprensa, ainda não se sabe como a trama do casal criminoso deve ser encerrada.
Casamento de Raquel e Ivan
Como é de se esperar de folhetins, a trama deve ser encerrada com Raquel (Taís Araújo) subindo ao altar com Ivan (Renato Góes). O casal de mocinhos adquiriu uma mansão para viver e o empresário pediu a amada em casamento. Em imagens divulgadas pela Rede Globo, as cenas da cerimônia devem ir ao ar no capítulo final. Com a possível prisão de Leila, o casal deve ser responsável por criar Bruno, filho de Ivan, e Salvador, neto de Raquel.
Qual será o final de Fátima, César e Olavinho?
Nos capítulos mais recentes, os personagens não se envolveram em nenhuma grande trama que devesse ir ao ar. Fátima deu à luz e cogitou entregar o bebê para a adoção, mas foi impedida pela mãe, que ficou com a guarda da criança. Com o fim da gestação, a moça avisou que "estava de volta" em uma conversa com o amigo Olavinho (Ricardo Teodoro), mas sem mais detalhes se já planeja um novo golpe.
Caso não esteja envolvida no assassinato de Odete Roitman, não se sabe qual fim terá a jovem ambiciosa. Em uma prévia do capítulo final, Fátima aparece conhecendo um homem rico, aparentemente ligado ao agronegócio, deixando aberto a possibilidade de um novo golpe.
Enquanto isso, César também ficou à deriva na trama. O rapaz conseguiu se livrar das suspeitas da morte da esposa e passou a viver com os bilhões herdados da empresária, levando o amigo Olavinho para sua rotina bon vivant. Sem mais tramas ao seu redor, questiona-se se César deve procurar a antiga amante, Fátima, ou ter algum outro encerramento. Algo semelhante espera-se de Olavinho, que ainda não tem um enredo no capítulo final.
Heleninha solta
Ao "confessar" que havia matado a própria mãe, a artista foi presa pagando pelo suposto crime. Se a herdeira realmente não for a criminosa por trás do assassinato, a personagem ainda tem algumas tramas pendentes. Nessa versão, ela vive um relacionamento com Renato (João Vicente), e preparava a abertura da própria galeria. Além disso, Heleninha é alcoolista e teve altos e baixos no tratamento, até uma recaída no dia da morte da empresária.
Lucimar rica?
Na versão original de 1988, Lucimar (Maria Gladys) enriquecia com uma aposta sobre a morte da vilã e voltava ao Brasil no último capítulo, com uma personalidade digna de Odete Roitman, odiando brasileiros e 'pobres'. Nesta versão, a faxineira (Ingrid Gaigher) chegou a reatar com o ex-esposo, Vasco (Thiago Martins) e teve até um casamento no bar do rapaz. Ela aceitou participar do bolão proposto pelo marido, e espera-se que o resultado desse aposta seja resolvida no último capítulo.


