Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Você pode não ter a idade que pensa: influenciadora viraliza com contagem de anos diferente

    Na Coreia do Sul, se considera que todos nascem com um ano de idade e completam mais um ano de vida no mesmo dia, 1º de janeiro

    Leticia Oliveira/V, do BTS
    Leticia Oliveira/V, do BTS Reprodução

    Isabela Gadelhada CNN

    Um TikTok da influenciadora Leticia Oliveira viralizou após ela trazer a reflexão de que “a idade que fazemos no nosso aniversário é a idade que completamos, não a que vamos iniciar”. Atualmente, o vídeo já passou de 3,3 milhões de visualizações.

    Por exemplo, quando eu fiz 22 anos, não quer dizer que a partir daquele dia eu tenho 22 anos. Na verdade, no dia do meu aniversário eu completei 22 anos de vida. Ou seja, a partir dali eu começo a viver meus 23 anos

    @letoliveiraoficial

    Tão entendendo ? Eu tô chocada #fyp

    ♬ som original – Leticia Oliveira ✨

    Esse modo de contagem é internacionalmente conhecido, mas há países que usam um método diferente. Um deles é a Coreia do Sul, que tem três: a “internacional”, que é a que usamos também no Brasil, “a coreana” e a “do calendário”.

    Na idade coreana, a pessoa já nasce com um ano de idade. São contados os meses de gestação, 9 meses, e arredondam para um ano. Um detalhe é que eles não ganham um ano de vida no dia em que nasceram, e sim todo 1º de janeiro. O dia do aniversário é apenas para comemoração.

    Exemplificando com um caso real: o cantor V, do grupo de K-Pop BTS, nasceu no dia 30 de dezembro de 1995. Isso quer dizer que, segundo a idade coreana, ele tinha 1 ano de idade neste dia. Já no dia 1º de janeiro de 1996, ele completou 2 anos de idade, mesmo com dois dias de vida.

    Os sul-coreanos também podem usar a “idade do calendário”, que mistura o método internacional e o coreano. Neste modo, os bebês nascem com zero anos no dia em que nascem, mas ficam mais velhos todo dia 1º de janeiro.

    Na idade coreana, V tem 29 anos. Na idade internacional, tem 27. Já na “do calendário”, o cantor tem 26 anos.

    Em dezembro de 2022, o parlamento da Coreia do Sul aprovou uma lei que vai padronizar a “idade internacional” a partir de junho deste ano. Desta forma, os documentos oficiais devem todos constar esse método de contagem.