Federação suspende Campeonato Paulista por tempo indeterminado


Da CNN Brasil, em São Paulo
16 de março de 2020 às 13:18
Partida entre São Paulo e Santos pelo Campeonato Paulista

Depois de organizar jogos com portões fechados, FPF suspendeu por tempo indeterminado o Campeonato Paulista

Foto: Felipe Rau - 14.mar.2020/ Estadão Conteúdo

A FPF (Federação Paulista de Futebol) decidiu suspender nesta segunda-feira (16), por tempo indeterminado, o Campeonato Paulista devido aos riscos de infecção pelo novo coronavírus. A decisão foi anunciada depois de reunião com os clubes da primeira divisão do campeonato.

"Os clubes votaram e decidiram em consenso pela paralisação da competição. Dessa maneira, a FPF anuncia que, a partir desta terça-feira (18), as partidas do Paulistão Sicredi 2020 estão suspensas por prazo indeterminado", informou a federação em nota.

O dérbi entre Guarani e Ponte Preta no Estádio Brinco de Ouro está mantido para a noite desta segunda-feira, mas acontecerá sem torcida por determinação da Secretaria de Saúde de Campinas. A FPF realizará reuniões com os clubes do campeonato paulista das séries A2 e A3 ainda nesta segunda-feira para deliberar quais ações serão tomadas com as competições.

Campeonatos suspensos

No domingo (15), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) suspendeu todas as competições nacionais sob sua coordenação: Copa do Brasil, Campeonato Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20.

“Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da COVID-19 no Brasil”, afirmou o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

Todos os jogos da Champions League, principal competição europeia, foram adiados por tempo indeterminado. O mesmo aconteceu com os jogos dos campeonatos italiano, francês e alemão.

A Premier League inglesa foi suspensa até 3 de abril após o técnico do Arsenal, Mikel Arteta, e o jogador do Chelsea, Callum Hudson-Odoi, serem testarem positivo para o novo vírus.