Fifa altera regras e permite até cinco substituições por jogo de futebol

Como medida temporária, equipes poderão fazer cinco trocas de jogador por partida, em vez de três

Da CNN, em São Paulo
08 de maio de 2020 às 14:56
Substituição em jogo de futebol.

Como medida temporária, equipes poderão fazer cinco substituições por partida a fim de preservar jogadores. 

Foto: Phil Noble/Reuters

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta sexta-feira (8) que permitirá, temporariamente, que as equipes façam até cinco substituições por partida, em vez de três. As duas substituições a mais do que permite a regra tradicional visam preservar os jogadores. 

Precisando compensar o tempo perdido na temporada com a pausa causada pela pandemia do novo coronavírus, a expectativa é de que os jogos sejam disputados em um espaço menor de tempo, o que poderia aumentar o risco de lesões.

Embora o número de substituições tenha sido ampliado, as equipes terão direito a apenas três paradas ao longo dos 90 minutos para efetuar as alterações, além do intervalo. A ideia busca evitar pausas desnecessárias no jogo. Em competições onde haja tempo extra, uma outra mudança continua sendo permitida, o que elevaria o total para seis.

Leia mais:

Fifa prepara ‘Plano Marshall’ do futebol contra impacto do novo coronavírus

OMS anuncia campanha em parceria com a Fifa para conter disseminação de COVID-19

Fifa e OMS juntam rivais do Corinthians e do Palmeiras em campanha

A mudança nas regras será permitida em todas as competições que forem finalizadas até o final deste ano e sua adoção caberá aos organizadores dos torneios individualmente, disse a federação. A alteração também poderá ser estendida para torneios que comecem este ano e terminem em 2021.