Brasil tem 41 milhões de fãs da NBA, diz pesquisa

Estudo da Nielsen aponta alta no número dos brasileiros que acompanham a liga de basquete dos EUA

Layane Serrano, da CNN, em São Paulo
29 de setembro de 2020 às 12:49 | Atualizado 03 de fevereiro de 2021 às 07:30

A final da NBA começa nesta quarta-feira (30) e promete ter a atenção dos brasileiros.

Cerca de 41 milhões de brasileiros se declararam fãs da liga de basquete americana, de acordo com pesquisa da Nielsen. Em 2019, eram 34,1 milhões.

À CNN, o head da NBA no Brasil, Rodrigo Vicentini, afirmou que vê com alegria o aumento do fãs brasileiros. "Ter 41 milhões de brasileiros como fãs declarados da NBA é como uma população maior que a do Canadá", comparou.

"A gente vê que cada vez mais o brasileiro pratica basquete, segue a NBA. Temos essa parte aspiracional da liga, e o brasileiro consome muito", disse. 

Leia e assista também:

Miami Heat e Los Angeles Lakers farão a final da NBA

Ídolo da NBA sofre perseguição política na Turquia

No retorno das partidas da NBA, atletas homenageiam Chadwick Boseman

De acordo com Vicentini, o mercado brasileiro é o segundo em prioridade fora dos EUA, só atrás da China", disse. "Temos uma única missão, que é conseguir aumentar cada vez mais a nossa base de fãs", afirma.

Apesar do crescente número, os fãs da NBA no Brasil, não vão ver tão cedo um jogo de pré-temporada por aqui. No Brasil, houve apenas três jogos, todos no Rio de Janeiro: em 2013 (Washington x Chicago), em 2014 (Miami x Cleveland) e o último em 2015 (Flamengo x Orlando Magic).

A disputa que começa nesta quarta-feira é entre o Los Angeles Lakers e o Miami Heat. É a chance do astro Lebron James conquistar o 4º título na carreira pelo 3º time diferente.

(Edição: Leandro Nomura)