No retorno das partidas da NBA, atletas homenageiam Chadwick Boseman

Jogadores ajoelharam durante o hino nacional e ficaram em silêncio pela memória do ator de Pantera Negra e de Clifford Robinson

Anna Satie, da CNN, em São Paulo
29 de agosto de 2020 às 18:20
Atletas do Bucks e do Magic ajoelham durante execução do hino nacional
Foto: Kim Klement/USA Sports (29.ago.2020)

Após dois dias de suspensão das partidas em protesto contra à violência racial nos EUA, os playoffs da NBA foram retomados neste sábado (29), com a partida Milwaukee Bucks contra Orlando Magic.

Antes do início do jogo, os atletas se ajoelharam durante o hino nacional e ficaram em silêncio, para homenagear o ator Chadwick Boseman, o ex-jogador da liga Clifford Robinson e o ex-treinador Lute Olson.

Durante a homenagem, todos os atletas vestiam camisetas com os dizeres Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). 

Leia também:

Hamilton homenageia Chadwick Boseman: "Wakanda Forever"

Chadwick Boseman: artistas lamentam morte do ator de ‘Pantera Negra’

Boseman, que deu vida ao herói Pantera Negra nos cinemas, morreu de câncer nesta sexta-feira (28), aos 43 anos.

Outro homenageado, Clifford Robinson passou por vários times da liga, como o Portland Trailblazers, Phoenix Suns e New Jersey Nets. Ele morreu neste sábado (29), aos 53 anos. A causa não foi revelada.

Lute Olson, também lembrado pelo atletas, treinou o time universitário da Universidade do Arizona por 25 anos e morreu na última quinta-feira (27). O motivo da morte também não foi divulgado. 

Na sexta, a NBA anunciou a retomada dos jogos e ações para promover a igualdade racial no país e a participação eleitoral no pleito de novembro. 

Em comunicado, a liga e o sindicato dos atletas informaram que ambas as partes chegaram a um acordo que inclui a formação de um comitê cívico para aprofundar temas de igualdade racial.

Além disso, as cidades que abrigam equipes de basquete transformarão seus ginásios em locais de registro de eleitores e de votação para as eleições presidenciais. 

Neste sábado, ainda ocorrem os confrontos Houston Rockets contra Oklahoma City Thunder e Los Angeles Lakers contra Portland Trail Blazers.