Conheça Faiza Heidar, primeira técnica de um time masculino de futebol no Egito

Ex-jogadora faz histórica ao assumir o comando do Ideal Goldi, de Gizé, em um país onde o futebol continua sendo um esporte predominantemente masculino

Reuters
26 de outubro de 2020 às 15:38
Depois de fazer carreira no futebol feminino, Faiza Heidar tornou-se primeira mulher a treinar time masculino no Egito
Foto: Reuters

Faiza Heidar cresceu jogando futebol nas ruas com os meninos até chegar ao posto de capitã da seleção feminina de futebol do Egito. Agora, ela se tornou a primeira mulher a treinar um clubes profissional masculinos do país.

Heidar foi contratada pelo Ideal Goldi, da quarta divisão, com sede na cidade de Gizé. "Geralmente há alguma zoação no início", disse a profissional de 36 anos à agência Reuters. "Mas então eles percebem que vão aprender algo, que vão desenvolver suas habilidades."

Assista e leia também:
CBF define diária e premiação igual para mulheres e homens na seleção brasileira
Acusado de agredir ex-namorada, Boateng será julgado em tribunal de Munique

Ela disse que foi a primeira técnica egípcia – entre homens e mulheres – a ganhar o status de Premier Skills Coach Educator, um certificado emitido pela Premier League da Inglaterra.

O futebol continua sendo um esporte predominantemente masculino no Egito.

“Eu dizia para ela não ir. Ela dizia: 'Não, eu vou.' Ela amava o esporte", disse a mãe de Heidar, Khodra Abdelrahman. "Eu a deixei ir e orei para que Deus a ajudasse. E ela foi e se saiu muito bem."