'Dos jogadores que vi em campo, ele foi o melhor', diz Romário; leia repercussão

Boca Juniors, Romário e Napoli foram alguns dos primeiros a manifestar luto

Luana Franzão*, da CNN, em São Paulo
25 de novembro de 2020 às 13:57 | Atualizado 25 de novembro de 2020 às 15:26

 

O jogador argentino Diego Maradona, considerado como um dos melhores de todos os tempos, morreu nesta quarta-feira (25) por conta de uma parada cardiorrespiratória. Ele havia passado por uma cirurgia cerebral para a retirada de um coágulo em outubro.

Diversas figuras do mundo do esporte lamentaram a morte do jogador, que era um dos grandes ídolos mundiais do futebol. Ele é celebrado tanto pela genialidade em campo, tanto pela personalidade intempestiva.

Leia também:
Morre Maradona: Argentina decreta luto de três dias
Jornalista Fernando Vannucci morre aos 69 anos

O clube argentino Boca Juniors, considerado como a 'casa' do jogador, se manifestou nas redes sociais dizendo "Gratidão eterna. Diego eterno".

Publicação do clube Boca Juniors
Foto: Reprodução/Twitter

O ídolo do esporte brasileiro, Pelé, considerado um 'adversário' de Maradona, fez uma declaração emocionada: "Certamente vamos jogar bola no céu".

Maradona e Pelé em foto de 9 de junho de 2016
Foto: Charles Platiau/Reuters

O jogador brasileiro Romário também publicou no Twitter uma mensagem de luto: "Meu amigo se foi". Em outra rede, ele complementou: "Nunca vou me esquecer das risadas que demos juntos. Certamente nunca foi um adversário. Me chamava de Chapolin e me tratava como irmão".

Publicação de Romário
Foto: Reprodução/Twitter

O clube italiano Società Sportiva Calcio Napoli, por onde Maradona passou entre 1984 e 1991 - e marcou 199 gols pelo time nesse período - também fez uma homenagem, em agradecimento ao legado do ídolo.

Publicação do Società Sportiva Calcio Napoli
Foto: Reprodução/Twitter

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, também lamentou a morte súbita do esportista e publicou uma foto onde aparece abraçado com Maradona: "Você nos levou ao topo do mundo. Nos fez imensamente felizes. Foi o maior de todos. Obrigado por ter existido, Diego. Vamos sentir sua falta para sempre."

Prublicação do presidente da Argentina, Alberto Fernández
Foto: Reprodução/Twitter

Na Seleção Argentina, que defendeu entre 1977 e 1994, venceu uma Copa do Mundo em 1986. A página oficial da Seleção publicou: "Até a eternidade. Será eterno em cada coração do planeta Futebol".

Publicação da Seleção Argentina
Foto: Reprodução/Twitter

Outro time famoso que recebeu o ídolo foi o FC Barcelona, conhecido por ter vestido grandes nomes do esporte com sua camisa. Maradona defendeu o time por dois anos, entre 1982 e 1984. Eles agradeceram Diego em publicação com imagem onde o jogador usava o uniforme do clube.

 

Publicação do FC Barcelona
Foto: Reprodução/Twitter

O jogador argentino recém-aposentado Javier Mascherano, que também defendeu o Barcelona, agradeceu ao craque por "tudo que lhes disse", em referência às fortes opiniões de Maradona sobre futebol e o mundo.

Publicação de Javier Mascherano
Foto: Reprodução/Twitter

O Gimnasia La Plata, último clube treinado por Maradona, também manifestou luto nas redes.

Publicação do clube Gimnasia de La Plata
Foto: Reprodução/Twitter

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) declarou luto em todas as suas redes. "Nos deixou o melhor jogador de futebol da história, mas as lembranças de seu maravilhoso talento, seus gols e suas façanhas viveram sempre em nossa memória".

Publicação da Conmebol
Foto: Reprodução/Twitter

O eleito 5 vezes como Melhor Jogador do Mundo pela FIFA, Cristiano Ronaldo, publicou uma foto em que aparece com Diego e disse: "Parte demasiado cedo, mas deixa um legado sem limites e um vazio que jamais será preenchido".

Publicação de Cristiano Ronaldo
Foto: Reprodução/Twitter

O atacante da Seleção Brasileira e jogador do clube inglês Everton, Richarlison, publicou uma fotografia do craque onde usava o uniforme da Seleção Brasileira.

Publicação de Richarlison
Foto: Reprodução/Twitter

Matéria em atualização