Copa América: Conmebol determina fechamento do Maracanã por 18 dias

Estádio sediará a final do torneio; entidade vai realizar a troca parcial de algumas áreas do gramado

Cleber Rodrigues e Lucas Janone, da CNN, no Rio de Janeiro
24 de junho de 2021 às 08:32 | Atualizado 24 de junho de 2021 às 09:49
Copa América 2019 no Maracanã
Arquibancada durante jogo entre Bolívia e Peru, no Maracanã, pela Copa América de 2019
Foto: Agência Brasil

A Conmebol informou que a partir desta quinta-feira (24) o Maracanã será interditado por 18 dias. O fechamento do estádio tem como objetivo realizar os preparativos para a final da Copa América, que será realizada no próximo dia 10 de julho.  

A previsão é que a entidade pague o aluguel do Estádio Jornalista Mário Filho durante o período acordado. Apesar do estádio sediar apenas um jogo na competição, o fechamento de forma antecipada é um pedido da Conmebol com o intuito de recuperar o campo para a final do torneio. A entidade vai realizar a troca parcial de algumas áreas do gramado.  

Jogos válidos pelos campeonatos nacionais que estavam marcados para o estádio vão precisar ser remarcados para outros locais. Fluminense e Flamengo precisarão realocar quatro e dois jogos, respectivamente.  

Casos de Covid-19 na Copa América 

Segundo o último dado do Ministério da Saúde, divulgado na quarta-feira (23), o número de casos de Covid-19 na Copa América subiu para 166.

Entre os contaminados, 48 são jogadores e membros das delegações, 115 prestadores de serviços contratados para o evento e 3 funcionários da Conmebol – staff que inclui arbitragem, médicos e equipe logística. 

Os casos do novo coronavírus foram confirmados em Brasília (DF), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e no Rio de Janeiro (RJ). Os resultados do sequenciamento genético para análise de variantes serão concluídos em até 14 dias, prazo necessário para realização da análise. 

Ainda segundo o Ministério da Saúde, até o momento foram realizados 22.856 testes de RT-PCR nas pessoas envolvidas na realização da competição sul-americana. Dessa forma, a positividade de casos por covid-19 geral foi de 0,73%.