No softbol, japonesas e americanas vencem os primeiros eventos da Olimpíada

Favoritas ao ouro triunfaram nos primeiros compromissos, disputados em Fukushima

Leandro Silveira, colaboração para a CNN
21 de julho de 2021 às 05:24 | Atualizado 21 de julho de 2021 às 05:44
Austrália e Japão fizeram o primeiro confronto desta edição da Olimpíada
Austrália e Japão fizeram o primeiro confronto desta edição da Olimpíada, na disputa do softbol
Foto: Jae C. Hong/AP

Depois de mais de um ano de incertezas sobre a realização da Olimpíada de Tóquio, o início das competições, antes mesmo da cerimônia de abertura, se deu com vitória das donas da casa e confirmação de favoritismos. Em Fukushima, Japão e Estados Unidos triunfaram em seus jogos de estreia no softbol, modalidade tradicionalmente dominada pelas duas nações. E o Canadá também começou a sua participação com vitória na rodada inicial da modalidade, realizada sob temperaturas que superaram os 30ºC entre a noite de terça e a madrugada de quarta-feira (no horário de Brasília). 

No primeiro evento das Olimpíadas, o Japão fez 8 a 1 na Austrália, em um jogo sem a presença de público em Fukushima. Foi o cenário possível para o começo dos Jogos de Tóquio, adiados em um ano por causa da pandemia do coronavírus, período em que muitos atletas precisaram treinar em casa, de onde os torcedores vão acompanhar os eventos olímpicos. 

O silêncio, assim, praticamente só foi quebrado pelos aplausos de alguns funcionários presentes ao Fukushima Azuma Stadium e a vibração dos atletas reservas com as atuações das rebatedoras, em um duelo realizado sob forte calor, assim como os demais.  

O jogo terminou em 8 a 1 para o Japão logo na quinta entrada, em função da regra de misericórdia. Mais tarde, a seleção dos Estados Unidos, atual bicampeã mundial, derrotou a Itália por 2 a 0, com o primeiro home run sendo registrado apenas na quarta das sete entradas. 

O duelo, pouco empolgante, acabou ficando marcado pela presença de Cat Osterman. A veterana, de 38 anos, saiu da aposentadoria para a volta da modalidade ao programa olímpico - saiu após os Jogos de 2008, quando o Japão foi campeão olímpico diante dos Estados Unidos.

Depois, no último evento do dia, o Canadá venceu o México por 4 a 0. Para isso, fez dois home runs logo na primeira entrada da partida.

As seis equipes participantes do torneio de softbol se enfrentarão em cinco rodadas. As duas melhores seleções vão jogar pela medalha de ouro, com a terceira e a quarta colocadas nessa etapa de classificação duelando pelo bronze. 

Os primeiros dois dias de jogos do solftbol estão sendo realizados em um estádio de beisebol em Fukushima, uma região afetada pelo tsunami de 2011, seguido por um desastre nuclear. Depois, a disputa seguirá para Yokohama, para onde também estão agendados a final e o jogo pelo bronze, ambos na próxima terça. 

Na segunda rodada, o destaque é o duelo Estados Unidos x Canadá, às 21h desta quarta-feira. Os outros jogos vão ser México x Japão (0h de quinta) e Itália x Austrália (3h).