Nadador Daniel Dias é eleito para Conselho Internacional de Paratletas

Brasileiro exercerá a função com outros cinco atletas até as Paralimpíadas de Paris em 2024

Daniel Dias conquistou bronze na prova de 100 metros livre da classe S5 das Paralimpíadas
Daniel Dias conquistou bronze na prova de 100 metros livre da classe S5 das Paralimpíadas Ale Cabral - 26.ago.2021/CPB

Camila Neumam*da CNN

Ouvir notícia

O nadador Daniel Dias foi eleito membro do Conselho dos Atletas do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). O anúncio foi feito neste sábado (4) pela entidade máxima do esporte paralímpico.

Maior medalhista paralímpico brasileiro da história, Dias representará os paratletas até a próxima edição dos Jogos, em Paris 2024.

O multimedalhista subiu 27 vezes ao pódio nas quatro edições das Paralimpíadas em que competiu. Ao todo, conquistou 14 medalhas de ouro, 7 de prata e 6 de bronze.

Além do brasileiro, outros cinco atletas representarão a classe: a italiana Martina Caironi (atletismo), a cubana Omara Durand Elias (atletismo), o japonês Takayuki Suzuki (natação), a holandesa Jitske Visser (basquete em cadeira de rodas) e a iraniana Zahra Nemati (Tiro com arco).

O pleito ocorreu entre os dias 19 de agosto e 3 de setembro deste ano. Vinte e dois atletas se candidataram, em votação em que 2447 competidores exerceram o poder de voto. Para se candidatarem, os paratletas, obrigatoriamente, teriam que ter participado das últimas duas edições dos Jogos, Londres 2012 e Rio 2016.

Despedida da natação paralímpica

Nesta semana, em entrevista à CNN, o nadador disse que “coração bateu mais forte do que está acostumado” na sua despedida da natação paralímpica. O atleta disputou sua última prova nos Jogos Paralímpicos de Tóquio nesta quarta-feira (1º).

Na Paralimpíada de Tóquio 2020, Daniel disputou seis provas e conquistou três medalhas de bronze: nos 200 metros livre (S5), nos 100 metros livre (S5) e no revezamento 4×50 metros livre 20 pontos.

O maior medalhista paralímpico da história do Brasil, de 33 anos, será o porta-bandeira na cerimônia de encerramento dos Jogos que acontecerá neste domingo (5), às 7h20 (horário de Brasília).

Esta será a terceira vez que Daniel Dias levará a bandeira brasileira em Jogos Paralímpicos. O nadador também foi o porta-bandeira no encerramento dos Jogos de 2008 (Pequim) e na abertura dos Jogos de 2012 (Londres).

*Com informações da Agência Brasil.

Mais Recentes da CNN