Palmeiras jogará pela sexta vez contra um time inglês, a segunda em um Mundial

Verdão enfrenta o Chelsea pela final do Mundial de Clubes da Fifa neste sábado (12), às 13h30, no estádio Mohammed Bin Zayed, nos Emirados Árabes

ABU DHABI, UNITED ARAB EMIRATES - FEBRUARY 08: Torcedores do Palmeiras comemoram o segundo gol de Dudu do Palmeiras durante a semifinal do Mundial de Clubes da FIFA Emirados Árabes Unidos 2021 entre Palmeiras e Al Ahly no Estádio Al Nahyan em 08 de fevereiro de 2022 em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. (Foto de Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images)
ABU DHABI, UNITED ARAB EMIRATES - FEBRUARY 08: Torcedores do Palmeiras comemoram o segundo gol de Dudu do Palmeiras durante a semifinal do Mundial de Clubes da FIFA Emirados Árabes Unidos 2021 entre Palmeiras e Al Ahly no Estádio Al Nahyan em 08 de fevereiro de 2022 em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. (Foto de Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images) Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images

Tiago Tortellada CNN

Ouvir notícia

Em busca de ser o próximo campeão do mundo, o Palmeiras vai enfrentar o Chelsea, da Inglaterra, na final do Mundial de Clubes da Fifa neste sábado (12), no estádio Mohammed Bin Zayed, nos Emirados Árabes Unidos.

Esta será a sexta vez que o time paulista enfrenta um adversário inglês. O retrospecto é positivo, com duas vitórias, dois empates e uma derrota (veja a relação abaixo). O último confronto, porém, foi na final do Mundial de Clubes de 1999, quando o Verdão amargou o vice-campeonato.

Mas o time comandado por Abel Ferreira trabalha duro para que dessa vez o resultado seja diferente. Atual bicampeão da Libertadores da América, a partida contra os Blues é considerada a mais importante deste século para o clube.

Veja o retrospecto do Verdão contra times ingleses

  • 18/05/1949 – Palmeiras 1 x 1 Arsenal, em São Paulo
  • 06/06/1951 – Palmeiras 3 x 1 Arsenal, em São Paulo
  • 20/06/1951 – Palmeiras 0 x 0 Portsmouth, em São Paulo
  • 27/05/1978 – Palmeiras 1 x 0 Coventry City, em Osaka (Japão)
  • 30/11/1999 – Palmeiras 0 x 1 Manchester United, em Yokohama (Japão)

A primeira partida da Sociedade Esportiva Palmeiras contra um clube da Inglaterra foi um amistoso em 18 de maio de 1949, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Na ocasião, o adversário foi o Arsenal. O jogo terminou empatado em 1 a 1, com um público de 55 mil pessoas.

A segunda partida foi também contra o Arsenal, um amistoso meses antes da disputa do Torneio Internacional de Clubes Campeões de 1951, título que gera disputa entre torcedores sobre ser considerado um Mundial de Clubes ou não.

O último confronto, porém, não gera boas lembranças para os torcedores do clube alviverde. Foi na final do Mundial Interclubes de 1999, contra o Manchester United. Na ocasião, os Red Devils ganharam a partida – e o título – pelo placar de 1 a 0.

Depois de um período de reconstrução, o time vive seu auge neste século, tendo ganhado duas Libertadores seguidas e, assim, disputando o Mundial de Clubes no atual formato pela segunda vez.

O Palmeiras nunca enfrentou o Chelsea, e o jogo promete ser disputado, digno de uma final de Mundial.

Últimos ajustes para a final

O time paulista tem a possibilidade de se tornar campeão do Mundial de Clubes pela primeira vez nos atuais moldes da competição — há controvérsias sobre o fato, já que o Verdão venceu, em 1951, o Torneio Internacional de Clubes Campeões e tem esse título reconhecido pela própria Fifa.

Inclusive, nesta quarta-feira (9), o site oficial da Fifa publicou uma matéria classificando este torneio como um campeonato mundial, o que gerou grande repercussão entre os torcedores, principalmente os palestrinos.

O Chelsea vem de vitória contra o Al Hilal pela semifinal do torneio, por 1 a 0. Já o Palmeiras passou pelo Al Ahly, do Egito, por 2 a 0. O time inglês terá o reforço do técnico Tomas Tuchel, que estava com Covid-19 e chegou nesta sexta-feira (11) aos Emirados Árabes.


Do lado alviverde, o goleiro Vinicius Silvestre e o atacante Gabriel Veron não puderam ser inscritos para a competição, também por testarem positivo para a doença, mas estarão com a delegação alviverde na final.

Como parte da preparação, o Palmeiras realiza o último treino nesta sexta-feira, com reconhecimento do gramado do Mohammed Bin Zayed.

Em pouco mais de 15 meses de trabalho, Abel Ferreira igualou Vanderlei Luxemburgo como técnico que mais disputou finais pelo Palmeiras. Ambos possuem sete decisões pelo clube. Abel, se conquistar o Mundial, se tornará o treinador que mais conquistou títulos internacionais com o Verdão. Campeão da Libertadores em 2020 e 2021, ele está empatado com Felipão, que conquistou a Libertadores de 1999 e o Mercosul de 1998.

Veja fotos da vitória do Palmeiras contra o Al Ahly, do Egito, pela semifinal do torneio

Mais Recentes da CNN