Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Abel Ferreira conquista seu 9º título no Palmeiras; veja lista

    Clube levantou nesta quarta-feira (6), contra o Cruzeiro, a taça do Campeonato Brasileiro de 2023

    Nina Galiotteda CNN

    Abel Ferreira escreveu mais um vitorioso capítulo de sua história no Palmeiras e no futebol brasileiro. Nesta quarta (6), com o título do Campeonato Brasileiro, o técnico português chegou à sua nona conquista no comando do Verdão.

    Treinador do Palmeiras desde novembro de 2020, Abel chegou no Brasil durante a pandemia de Covid-19. O clube paulista já havia conquistado um título na temporada: o Paulista de 2020, contra o Corinthians, ainda com Vanderlei Luxemburgo à beira do campo.

    Logo em sua primeira temporada, Abel Ferreira levou o Palmeiras às finais da Libertadores e da Copa do Brasil, e se sagrou campeão em ambas — contra Santos e Grêmio, respectivamente. As decisões dos dois torneios foram disputadas já em 2021 por conta do calendário modificado pela pandemia.

    No fim do ano, o clube disputou a emblemática final da Libertadores contra o Flamengo, em Montevidéu, o que rendeu mais um título para a coleção do português e um feito inédito: duas taças do torneio continental em um mesmo ano.

    Na sequência do trabalho, após a perda na final do Mundial para o Chelsea no início de 2022, Abel Ferreira comandou a equipe na conquista da Recopa Sul-Americana, contra o Athletico-PR. Foi o primeiro título do técnico no Allianz Parque com a presença da torcida, afastada do estádio por quase dois anos em razão da Covid-19.

    No Campeonato Paulista de 2022, mais um desafio para Abel Ferreira. O Palmeiras decidiu o Estadual contra o São Paulo, em sua casa, precisando reverter uma desvantagem de dois gols. Na ida, 3 a 1 para o Tricolor paulista. A equipe alviverde precisava de dois gols para levar a decisão para as penalidades. Mas não houve necessidade: resultado final, 4 a 0 para o Verdão.

    Em 2022, o técnico português perseguiu um dos principais títulos que lhe faltava e o alcançou no fim da temporada, com o Palmeiras conquistando pela décima primeira vez em sua história o Campeonato Brasileiro.

    O início de 2023 já foi marcado por uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. Palmeiras e Flamengo se enfrentaram na final da Supercopa do Brasil e o português foi um dos protagonistas mais uma vez. Além de ver seus comandados vencerem por 4 a 3, chutou o microfone na beira do campo e foi expulso de campo pouco antes do término da partida.

    O Palmeiras começou o Campeonato Brasileiro com dois títulos no ano. Venceu o bicampeonato do Paulistão contra o Água Santa, também por 4 a 0, mas na competição nacional viu o Botafogo abrir distância na liderança.

    Contudo, o time aproveitou a derrocada da equipe carioca e tomou a ponta da tabela na 34ª rodada do Brasileirão. Nesta quarta, diante do Cruzeiro, repetiu o feito do Palmeiras de 1993 e 1994: o bicampeonato brasileiro.

    Títulos de Abel Ferreira pelo Palmeiras

    • Copa Libertadores (2020)
    • Copa do Brasil (2020)
    • Copa Libertadores (2021)
    • Recopa Sul-americana (2022)
    • Campeonato Paulista (2022)
    • Campeonato Brasileiro (2022)
    • Supercopa do Brasil (2023)
    • Campeonato Paulista (2023)
    • Campeonato Brasileiro (2023)

    Com o título Brasileiro de 2023, Abel Ferreira se isola na segunda colocação como o técnico com mais títulos na história do Palmeiras, atrás apenas de Oswaldo Brandão.

    Os técnicos com mais títulos na história do Palmeiras

    1. Oswaldo Brandão – 10 títulos
    2. Abel Ferreira – 9 títulos
    3. Vanderlei Luxemburgo – 8 títulos
    4. Ventura Cambon – 7 títulos
    5. Luiz Felipe Scolari – 6 títulos
    6. Humberto Cabelli – 4 títulos
    7. Ramón Platero – 3 títulos

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas