Fórmula 1: quem é o brasileiro que entrou no programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren
Gabriel Bortoleto é o atual campeão da F-3, uma das categorias de acesso da Fórmula 1
A McLaren anunciou, nesta quinta-feira (4), a entrada do brasileiro Gabriel Bortoleto no programa de desenvolvimento de jovens da escuderia inglesa. O piloto, de 18 anos, é o atual campeão da Fórmula 3 e disputará a Fórmula 2 na próxima temporada.
“Estou muito animado em me juntar ao programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren. Estou grato pela oportunidade e ansioso para continuar evoluindo ao lado desse grande time”, disse o brasileiro ao site da Fórmula 1.
O programa é supervisionado por Emanuele Pirro. O ex-piloto correu pela Fórmula 1 e ganhou a corrida de Le Mans, uma das mais tradicionais do automobilismo.
A McLaren iniciou o programa de desenvolvimento de pilotos em abril deste ano. A ideia do time inglês é acompanhar o desenvolvimento de jovens pelas categorias inferiores até chegar à Fórmula 1.
“Gabriel se encaixa muito bem na cultura do nosso time. Estou ansioso para trabalhar com ele e desenvolver a carreira no automobilismo”, disse Pirro, também à F1.
Quem é Gabriel Bortoleto
Gabriel nasceu em São Paulo e, aos 12 anos, foi morar sozinho na Europa para perseguir o sonho de se tornar piloto de Fórmula 1.
Após disputas de kart, fez a estreia no Campeonato Italiano de Fórmula 4 em 2020, e ficou em quinto lugar na classificação geral. No ano seguinte, disputou a Fórmula Regional Europeia e terminou a competição no 15º lugar.
Em setembro de 2022, Bortoleto participou dos testes de final de temporada da Fórmula 3. O bom rendimento rendeu ao brasileiro uma vaga na Trident para disputar a temporada da categoria em 2023.
Também em setembro, ele passou a ser agenciado pela empresa A14. Fernando Alonso, bicampeão de Fórmula 1, é o dono da agência. O espanhol já elogiou Bortoleto em diversas oportunidades. Alonso é presença constante nos boxes durante as provas da Fórmula 3.
O título de 2023
A temporada de Bortoleto foi marcada pela constância. O brasileiro conquistou duas vitórias e esteve entre os dez melhores colocados em quatorze das dezoito provas do ano.
A temporada será encerrada com a última prova neste domingo (3), em Monza. Na primeira prova do final de semana, Bortoleto ficou em segundo lugar.
O título da Fórmula 3 garante o brasileiro na Fórmula 2. Ainda não foi confirmada a equipe, mas Bortoleto sabe que em 2024 disputará a principal categoria de acesso à Fórmula 1.