Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Mônaco: projeto de R$ 30 milhões recria circuito icônico da F1 em miniatura

    Museu na Alemanha lançou recentemente projeto com diversos detalhes das ruas do principado

    Da CNN

    Palco da oitava etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 neste fim de semana, o Grande Prêmio de Mônaco é considerado o mais tradicional da categoria. O prestígo é tanto que as ruas que recebem os carros da F1 foram recriadas em um projeto que chama a atenção.

    Um museu na Alemanha lançou, em abril deste ano, a miniatura de uma corrida de F1 no principado. O Miniatur Wunderland fica na cidade de Hamburgo e é especializado em recriar grandes locais, como Rio de Janeiro, Veneza e Patagônia.

    Projeto ambicioso

    O trabalho levou 11 anos para ser desenvolvido, seis anos de construção de todo circuito, 150 mil horas e teve um custo de 5 milhões de euros (aproximadamente R$ 30 milhões).

    O simulador recria os mínimos detalhes das ruas que fizeram história no automobilismo. Para que os carros se movam, foi preciso uma verdadeira engenharia. A pista é feita com placas eletrônicas divididas em milhares de “pixels”. Um campo magnético faz com que um conjunto instalado na parte inferior “empurre” os carro pela pista.

    Ao todo, foram usados 400 carros, oito mil bonecos, 12 mil árvores, 40 trens, 354 casas, 175 barcos, 8 metros quadrados de superfície aquática e 23 mil lâmpadas de leds.

    Além do circuito de Fórmula 1, os principais pontos de Mônaco foram retratados em um espaço de apenas 70 metros quadrados. Destaques para a famosa marina, o Fairmont Hotel e o Palácio do Príncipe.

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas