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Lando Norris vence GP do México e assume liderança de campeonato

Gabriel Bortoleto fez boa corrida e conseguiu pontuar, enquanto Oliver Bearman, da Haas, foi "piloto do dia" neste domingo (26), com 4º lugar

Pietra Carvalho, da CNN Brasil
Lando Norris, da McLaren
Lando Norris, piloto da McLaren  • Divulgação/McLaren
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Lando Norris venceu o GP do México neste domingo (26) e assumiu a liderança do campeonato de pilotos. Charles Leclerc e Max Verstappen completaram o pódio.

Gabriel Bortoleto, que largou em 16º, teve uma boa corrida de recuperação e chegou em 10°, conquistando mais um ponto. Já Oliver Bearman, da Haas, foi eleito piloto do dia na votação da Fórmula 1, saindo de 9° para 4º.

O que aconteceu na corrida?

Lando Norris largou bem e se aproveitou da disputa entre as duas Ferraris, em segundo e terceiro, para manter a ponta.

Max Verstappen, que largou em quinto, acabou fazendo uma manobra muito agressiva tentando ultrapassar Hamilton e foi para fora da pista, voltando em quarto.

Enquanto isso, Oscar Piastri, que largou em 7º, perdeu posições e ficou apenas na 9ª posição após uma primeira volta "embolada".

Poucas voltas depois, com Norris já bem descolado na liderança, as disputas mais intensas ficaram por conta de Lewis Hamilton e Max Verstappen, e Oscar Piastri e Yuki Tsunoda.

Reeditando as batalhas de 2021, o heptacampeão e o tetracampeão chegaram a se encostar na batalha pelo P3, com os dois indo para a grama em momentos diferentes. Lewis acabou saindo mais, mas voltou na mesma posição.

No fim, na volta 18, o piloto da Ferrari acabou levando uma punição de 10 segundos pela manobra, por "ganhar vantagem por deixar a pista".

Já Piastri, após várias voltas preso atrás de Tsunoda, aproveitou a vantagem na velocidade de reta e o pneu macio --enquanto o japonês estava com um jogo de médios-- para superá-lo pelo 8º lugar.

Ele disputava posição com Russell quando foi para os pits, na volta 26. Mas a McLaren não fez boa parada, liberando o piloto em 3,6 segundos.

Pouco antes, Lewis Hamilton também parou para cumprir sua punição, com os dois pilotos ficando praticamente juntos na parte final do grid, em 13º e 14º.

Já depois da metade da corrida, na volta 39, Piastri e Hamilton aproveitaram os pneus novos para recuperar várias posições, ficando em P6 e P7, respectivamente.

A perseguição criou uma discussão interna na Mercedes, com Russell, que estava em 5º, pedindo que Kimi Antonelli, em 4º, cedesse a posição, para que a dupla se protegesse do piloto da McLaren.

A equipe acabou acatando a sugestão e pediu para o italiano trocar de posição.

No fim, boa parte do top 10, que estava com pneus médios, decidiu aproveitar a chance de uma "parada livre" para colocar macios -- podendo fazer a troca sem perder muitas posições.

Piastri, Antonelli e Hamilton foram os primeiros. Seguidos de Russell e Bearman, que estava em 3º no momento da parada.

Verstappen, que já estava de macios, aproveitou a estratégia dos adversários e saltou para o pódio, em 3º. Já Oscar ultrapassou Esteban Ocon e George Russell e conseguiu um 5° lugar.

Com a falta de sucesso de Russell para chegar em Bearman -- e a perda de posição para a McLaren -- os dois pilotos da Mercedes voltaram a trocar de lugar na pista, ficando em 6° e 7°.

Já nas últimas voltas da corrida, as batalhas pelo P2, entre Verstappen e Leclerc, e pelo P4, entre Bearman e Piastri, estavam acirradas, com o holandês chegando muito perto de ultrapassar o piloto da Ferrari.

Mas o que acabou definindo posições foi um Safety Car virtual na volta 70, depois que o carro de Carlos Sainz apresentou um problema, obrigando o espanhol a encostar o carro da Williams em um ponto perigoso.

Antes, ele já tinha levado duas punições e estava na 15ª posição. Ambas aconteceram pelo mesmo motivo: ultrapassar a velocidade máxima permitida na entrada para os boxes.

A quebra garantiu o segundo lugar de Leclerc e o ótimo 4º lugar para Bearman, que saiu em 9º e chegou a sonhar com um pódio, que seria o primeiro da Haas.

Já Lando Norris teve uma vitória tranquila, sem ser ameaçado em momento algum, e assumiu a liderança do campeonato, agora um ponto a frente de Oscar Piastri.

Outros três pilotos abandonaram a prova, mas foram aos boxes para recolher o carro, sem causar Safety Car: Alonso na volta 37; Nico Hulkenberg, na volta 28; e Liam Lawson, que sofreu danos no carro na largada, abandonou logo no início da prova.

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