CNN Esportes

Pilotos da F1 receberão troféus feitos de Lego no GP da Inglaterra

Troféus do GP da Inglaterra celebram os 75 anos da F1 com criatividade: feitos de Lego, pesam mais de 2 kg e podem ser reconstruídos se quebrarem

Alan Baldwin, da Reuters, Gabriel Teles, da CNN
Troféus de Silverstone feitos de LEGO
Troféus de Silverstone feitos de LEGO  • Divulgação / LEGO
Compartilhar matéria

Os três primeiros colocados no Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1, neste domingo, terão que manusear seus troféus com cuidado durante a celebração no pódio ou correr o risco de acabar com uma pilha de blocos de brinquedo Lego.

Os troféus inusitados fazem parte de uma parceria de vários anos entre a Lego e a Fórmula 1, que já colocou os pilotos em uma frota de 10 carros construídos com blocos para um desfile pré-corrida no Grande Prêmio de Miami.

A corrida deste domingo marcou os 75 anos do campeonato no circuito de Silverstone, onde tudo começou em 1950. O troféu de Lego dourado do vencedor, inspirado no verdadeiro troféu de ouro do RAC, é feito com 2.717 blocos. Ele pesa mais de 2 kg e tem mais de 59 cm de altura.

Os troféus do segundo e terceiro colocados são brancos, com detalhes em vermelho e azul, respectivamente, enquanto o troféu dos construtores é azul-escuro com dourado.

“Queríamos criar algo muito especial porque é o 75º aniversário”, disse Julia Goldin, diretora de produto e marketing da Lego, à Reuters.

Os blocos são colados com cola e o troféu levou sete construtores e 210 horas para ser feito na Dinamarca. Goldin afirmou que, se houver quebra, isso não será o fim do mundo.

Lando Norris, da McLaren, fez exatamente isso na Hungria em 2023 com um troféu de porcelana especial.

“Se ele quebrar o troféu, ele vai se despedaçar em milhares de blocos lindos”, disse Goldin. “E então nós podemos reconstruí-lo. Porque esse é justamente o propósito dos blocos Lego.

“Você pode criar coisas incríveis e depois reconstruí-las. Eu só quero que os pilotos estejam felizes — e o que quer que eles façam, está tudo bem.”

A Fórmula 1 está conquistando um novo público, especialmente o mais jovem, com muito sucesso, e encontrou parceiros em áreas até então inexploradas.

Isso inclui acordos com os carrinhos de brinquedo Hot Wheels, da Mattel, uma colaboração para 2026 com os personagens da Disney Mickey & Amigos, e a parceria com a Lego anunciada no ano passado.

Emily Prazer, diretora comercial da Fórmula 1, rejeitou qualquer sugestão de que o esporte esteja sendo "simplificado" demais, e afirmou que a estratégia é tornar as marcas mais acessíveis e alcançar pessoas que talvez nunca assistiriam a uma corrida.

“A Lego nos coloca em praticamente todos os shoppings do mundo”, disse ela à Reuters. “A Disney nos ajuda a atrair a próxima geração de fãs. A Hot Wheels e a Mattel permitem que as crianças brinquem com os carros em casa.”

Goldin disse que a Lego também atrai cada vez mais adultos e possui produtos que despertam o interesse de pessoas com os mais diversos gostos.

“O mesmo está acontecendo com a F1, e há um benefício real na forma como o esporte consegue envolver diferentes pessoas com diferentes interesses e aspectos do esporte”, disse ela.

“Não estamos apenas tentando transformar o esporte em um brinquedo, mas sim ajudar os fãs a vivenciarem o melhor que ele tem a oferecer.”

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais